você está lendo A saudade é uma área restrita
Foto: Reprodução/We Heart It

Foto: Reprodução/We Heart It

O que passou está logo ali. Foi vivido por você – às vezes nem faz muito tempo. Se esticar as mãos, veja só, você quase consegue tocar naquela lembrança – ela é tão palpável! Mas, ao mesmo tempo, assim como se fosse uma grade, você até visualiza tudo em fotos, vídeos ou imagens, mas não pode ultrapassar a cerca e viver aquilo de novo.

Porque a saudade é uma área restrita.

Engraçado: outros podem ter vivido tudo com você, ter sido sua companhia especial e te conduzido àquele momento, fazendo parte dele. Mas só você, sozinha, é que consegue enxergar a realidade que já passou como vê agora. Eles a verão do jeito deles, cada um pintando suas verdades e memórias em seu estilo singular.

Ao mesmo tempo em que essa consciência se torna um pouco solitária, afinal, ninguém está sentindo na pele os arrepios causados por aquele abraço, as emoções daquela viagem, o gosto específico daquele prato ou o tom de voz daquele último adeus, isso também é muito especial.

Dependendo da situação, de vez em quando até dói um pouquinho. Ou tem vezes que a dor é imensa e a gente acha que não vai aguentar. Dá vontade de levantar e pular aquilo ali e ultrapassar as barreiras para viver tudo outra vez, rompendo os limites dos dias, das horas e das leis do universo.

Mas está tão além de nós, não é? Você sabe que não há o que fazer. Não tem outro jeito de lidar. Nos resta apenas notar que, sim, há beleza até na saudade.

É meio mágico entender que, mesmo sem poder pular a tal cerca que separa o presente do passado, você pode olhar para aquilo com um olhar saudoso e reviver alguns sentimentos. Você não se esqueceu: guardou aquilo e, de alguma forma, sente tanto falta quanto carinho – e por querer suas vivências assim, pode transformar todo este cenário em uma lembrança, como se apertasse tudo numa medalhinha e a usasse num colar bem juntinho ao peito, do lado do coração.

E aí, então, você consegue levar tudo consigo para lá e para cá, mas não para reviver de novo e de novo, como uma caixinha de memórias que toca música enquanto a bailarina dança e você dá corda, e sim para deixar contido em você apenas os sentimentos bons que aquela experiência gerou.

Isso tudo vai te lembrar, para sempre, que é bom ter em sua vida imagens e momentos tão lindos. Te dará forças para encarar o futuro em busca do que ainda virá. E pode ter certeza que virá.

Feliz dia da saudade. <3