você está lendo Make sem drama: cinco dicas para colocar cílios postiços

cilios-dicas-1

Agora vai! Cílios postiços são aquele plus capaz de mudar muito uma maquiagem! É só ver alguns tutoriais de make do YouTube para comprovar: após a aplicação deles, qualquer olho esfumado ganha outra potência! Você já tentou colocar por aí – ou tem vontade, mas acha complicado?! Então este post chegou na hora certa: trouxemos cinco dicas especiais que vão te ajudar (e muito) nesta missão! E, desta fez, as fotos vêm em forma de gifs. Queremos saber o que você achou, viu? ;) Vamos lá:

  • São colas e colas…

colas-cilios

Tem gente que prefere colas gringas, mas aqui no Brasil há colinhas muito boas – real e oficial! Existem as brancas, que secam após um tempo e ficam transparentes, e as pretas, que te deixam ainda mais segura de que nada indesejado irá aparecer mesmo – desde que você faça um delineado antes ou depois de aplicar os cílios! Por isso, veja qual deles você prefere e compre tranquila: a cola dura um tempão e o custo-benefício costuma ser ótimo!

  • Corte os cílios

cortar-cilios

Foi na loja e comprou os cílios que mais te agradaram? Agora é hora de cortá-los de acordo com o tamanho real do seu olho. Retire-os da caixinha e meça-os na sua pálpebra: é só colocar um deles por cima, com uma distância de mais ou menos um dedo mindinho do cantinho da lágrima, e posicionar o dedo em cima da parte que ficou para fora para marcá-la – ou até mesmo usar uma régua e a ajuda de alguém para medir. Aí é só cortar.

  • Passe a cola e relaxe 

toalha-cola-cilios

Na hora de passar a cola na superfície dos cílios, aproveite para colocar uma toalha em cima da mesa e deixe os fios dos cílios viradinhos para ela, assim eles ficarão parados de cabeça para baixo, sem virar a parte da cola. Passe uniformemente (principalmente nas extremidades) e espere: é hora de dar uma leve esquecida neles! A embalagem dos cílios costuma dizer para esperar alguns segundos, mas geralmente rola deixar uns dois minutos ou mais ali, viu?

É aí que vem o pulo do gato: o que garante justamente que a cola irá colar de primeira na sua pálpebra é ela estar no ponto certo, quando não dá mais para ver a superfície brilhando, como se ela tivesse virado uma espécie de “gelzinho” mais pegajoso. Por isso que tem tanta gente que passa a cola, finaliza outra coisa da make e depois volta para pegar os cílios que ficaram secando!

  • Aplique com calma – e com pinça!

gif-final1

Muita gente usa os dedos, mas a pinça é a melhor amiga das iniciantes. Pegue os cílios pelo meio, usando uma pinça que você tenha em casa, leve-os até o meio dos olhos (respeitando aquela tal distância do dedo mindinho para o início deles) e encoste-os na raiz de seus cílios verdadeiros. Então encoste os cantinhos de um lado e do outro, pressionando levemente a pinça em cima dessas extremidades. Voilá! Agora é só esperar mais um pouco para secar completamente e aí arrumar o delineado por cima – caso a cola tenha sujado um pouquinho o traço, por exemplo. Depois, finalize com rímel para misturar seus cílios aos recém-colocados!

  • E quando algo dá errado neste percurso?

gif-final2

Dica de ouro: não desista! Se você colocou os cílios ali no meio e eles “sambaram” para o lado, ou seja, não deram aquela leve grudadinha para você colar os cantos, é porque a cola não secou o suficiente. Sem problemas! É só tirar, talvez passar um pouquinho mais e agora esperar o dobro do tempo que você tinha esperado antes, assim ela fica no ponto certo.

Agora, se você colou e, por exemplo, o cantinho descolou, é porque faltou cola ali. Se o aplicador da cola for como o do pincel de delineado líquido, até rola retirar bastante o excesso do produto na própria embalagem, levar o pincelzinho até essa extremidade, aplicar, esperar um pouco e depois pressioná-la – mas isso tudo com muito cuidado para o produto não cair, o que pode ser perigoso. Ou, mais seguro, você pode descolar os cílios com cuidado, passar o produto novamente e voltar a colar. Vá com paciência que dá! \o/

E aí, pronta para tentar esses passos?! Tem mais alguma dica legal para compartilhar? Conta pra gente nos comentários! :)