você está lendo Para você que teve um dia ruim
oin

Foto: Reprodução/Una Bella Vita

A gente precisa falar sobre o e-mail da Rebeca.

Esses dias, a Rebeca, leitora do blog, nos enviou um e-mail contando sobre algumas coisas não tão legais que aconteceram com ela, pedindo conselhos e dizendo que estava se sentindo um lixo. Tudo tinha dado errado nos últimos dias e ela não sabia o que fazer para parar de se sentir assim.

Deu para perceber com o e-mail dela que, embora os problemas sejam outros, a gente também já passou por isso algumas vezes. Foram muitos os dias em que nos sentimos a pior pessoa do mundo e não tínhamos noção alguma do que fazer para deixar isso ir embora – na verdade, a gente só consegue alimentar este sentimento, ficando ainda mais para baixo e deixando o mundo nos enterrar.

Quantas pessoas no planeta já passaram por isso? Quantas meninas entram neste blog buscando textos de comportamento para aliviar um dia tenso e tentar buscar mudanças internas após acontecimentos estranhos ou somente quando acordam se sentindo pequenas?

Acredite, isso não é raro. Por isso quisemos responder – não só a Rebeca, mas também todas as outras e outros. Queremos que todos que estão na mesma situação possam ver que o colete salva-vidas está bem aqui do lado.

O que respondemos para ela foi que a nossa vida não é uma série, mas, se a gente fizer de conta que é, passaremos a enxergar tudo como se estivéssemos vivendo temporadas. Porque, no fim das contas, é quase tudo meio igual, mesmo.

A semelhança está no fato de que, na série, vão existir momentos tristes, momentos felizes, momentos maravilhosos e momentos inesperados. Na nossa vida também.

Se o momento ruim te pegou, acredite, esta é só mais uma temporada. Isso vai custar alguns episódios, é claro que sim, mas uma hora acabará.

O que você não pode, de maneira alguma, é deixar se levar pelas coisas ruins que acontecem. Essa é a parte errada, a parte que não pode consumir a nossa vida. Imagine só se, na série, a nossa personagem preferida lamentasse o ocorrido do terceiro episódio da quarta temporada até o 16º da sétima? O que aconteceria? Isso mesmo: ela não deixaria espaço algum para outras coisas rolarem.

É bem isso. Você não pode dar espaço para as energias ruins se alastrarem por sua história. Elas acontecerão, de uma forma ou outra, mas você pode tentar deixá-las em segundo plano.

E dá certo, viu? Depois que você aprende a passar por cima do sentimento ruim, arranjar outros focos (quaisquer que sejam eles!) e deixar a vida se desenrolar sem se prender ao que ficou pra trás, você supera as coisas mais rápido, aprende mais cedo e se livra dos dias tristes com mais naturalidade.

Foi isso que dissemos para a Rebeca e é isso que gostaríamos muito de falar para quem teve um dia péssimo: pode doer, entristecer, magoar e chatear muito agora. Mas é só agora. Isso vai passar, com toda a certeza. Este é só mais um capítulo de vários. E se você quer que ele termine mais rápido, aprenda a se lembrar sempre disso, coloque seus focos no futuro e deixe-o tomar conta da situação.