você está lendo Cinco dicas que te ajudam a ter novas ideias
novas-ideias-1

Foto: Reprodução/Artoodeetooblog

Sabe aquele momento em que você precisa de muita inspiração para começar algo novo – mas nada vem?! Calma, todo mundo passa por isso! A gente procura um espacinho para novas ideias, mas elas não aparecem… E aí, como lidar? Neste post, trouxemos cinco dicas simples que nos ajudam bastante, tanto trabalhando aqui no Depois dos Quinze quanto em nosso dia a dia! Estas são algumas das nossas técnicas:

  • Liste tudo o que você sabe em relação ao assunto

Uma folha de papel em branco será sua melhor aliada! Esta é a hora certa de deixar a imaginação aflorar e puxar memórias e lembranças. Você vai anotar ali tudo o que souber sobre o assunto “foco” da tal necessidade de novas ideias. Qualquer coisa que você já tiver visto, ouvido, lido ou conhecido… Coloque ali! Faça de uma forma simples, em tópicos, e preencha o máximo que puder.

  • Tente combinações inesperadas

Agora que tal fazer um brainstorm?! Por exemplo, se o que você procura são temas diferentes para um trabalho da escola, pegue a lista que criou no primeiro item e vá fazendo a combinação de uma palavra/informação com outra. Anote-as em outro papel (mesmo se você não conseguir enxergar muito sentido nelas juntas) e, depois de esgotadas as possibilidades (olha que serão muitas, hein?), vá passando uma por uma e veja se alguma tem potencial!

  • Mantenha a mente aberta

Essa dica vale para quando você estiver passando pelas etapas anteriores ou até se optar por outro método: não deixe de lado o que parecer bobo – porque nada é! Estamos na fase de fazer experimentações e, por isso, não descarte de cara o que soar estranho: neste estágio, tudo pode ser matéria-prima para algo melhor lá na frente!

  • Combine suas ideias com as de outra pessoa

Uma ótima sugestão é chamar alguém para pensar junto com você! Dá para entender: se você, sozinha, já pode ter várias ideias, imagina uma outra cabeça junto – com outras vivências, experiências, leituras e outro jeito de pensar? Importante: lembre-se de aceitar mesmo o pensamento do outro nessa hora, viu? Assim como nós acabamos de falar, vale a pena incorporar a opinião da pessoa à sua para encontrarem, juntos, uma melhor saída!

  • Não se force

Se você já fez tudo o que foi dito aqui em cima e mesmo assim não conseguiu ter o resultado do qual precisava, dê um tempo! Não vale ficar nesse ciclo eternamente, esperando que um pônei colorido surja com a ideia perfeita, ainda mais estando cansada. Faça intervalos, experimente tirar a cabeça um pouco do assunto e ler sobre coisas que não tenham a ver, participe de atividades que também fujam disso e distraia a mente para, depois, voltar ao estágio inicial. Será muito mais produtivo! :)

Viu só? Não existe uma fórmula mágica para novas ideias aparecerem, mas há alguns jeitos, como estes aqui de cima, que vão te ajudar! E você, tem alguma outra dica? Então conte pra gente nos comentários! \o/