você está lendo Dicas boas para fazer a maquiagem durar mais na pele
maquiagem-durar

Foto: Reprodução

Você passa a base e, ainda no meio do dia, seu nariz está de uma cor diferente da cor do resto do corpo. Ela simplesmente já foi embora dali. Você passou pó embaixo do olho e, alguns instantes depois, a impressão que dá é de que a make já está toda craquelada. Pior: a sombra que você demorou horas esfumando está sem pigmentação alguma e deixou suas marcas de expressão visíveis. Além disso, o batom ficou todo no último copo de água que você bebeu. Eita, garota! Estes pequenos (ou não!) dramas de maquiagem acontecem com todo mundo, viu? Infelizmente. Foi pensando justamente neles que selecionamos os mais comuns aqui embaixo e trouxemos a solução. Vem com a gente!

  • Base que aguenta até o fim do dia

rosto

Primeiro de tudo: antes mesmo de passar qualquer produto no rosto, você tem certeza de que possui a base certa para o seu tipo de pele, né? Às vezes, a gente vai no embalo de uma dica ou outra e, pronto, logo vemos uma pele mista se dando super mal com uma base matte, por exemplo. :( Hoje em dia, são tantos os tipos de base ou BB Cream que é super importante testar no rosto pra ver se ela vai ficar bem na sua pele mesmo. Então lembre-se disso na hora de comprar a sua: teste na loja!

Depois de escolhida a base certa, o que fará toda a diferença mesmo é a preparação da pele. São vários os produtinhos que podem ser usados, mas, no geral, é bom ela estar hidratada (que tal passar um hidratante facial de noite, por exemplo?) e com um primer aplicado. Depois, passe a base com o instrumento que, para você, a espalha de forma mais completa. Tem gente que prefere esponjinha umedecida, pincel kabuki, duo fiber ou até os dedos. Teste para saber com qual deles ficará mais uniforme!

  • Pó sem craquelar

po-compacto

Sabe quando você passa o pó e depois percebe que a make ficou craquelada? Alguns tipos de base ou corretivo matte dispensam o uso do produto, então, se você já passou e achou que o make ficou sequinho e no lugar, dispense sem dó o pó (até rimou!), assim você evita que a pele fique cheia de marquinhas. Mas se o produto líquido não tem aspecto seco, aí sim rola usar o pó – só que com moderação, e com a mão bem leve. É melhor usar um pincel fofinho do que a esponjinha que vem nele, também. Ah, e na hora de comprar, vale procurar algum que tenha uma textura mais fina.

  • Batom que resista até depois de você comer

lipbalm

Um bom lip balm hidratante pode prevenir que a boca resseque e isso ajudará bastante quando você usar aquele batom poderoso. Também é legal usar um pouquinho de base ou corretivo nos lábios, para deixar a cor uniforme e fazer o produto durar mais. Depois de passar o batom, se ele for em bala, não se esqueça de tirar o excesso com um pedacinho de papel e, caso seja cremoso, você pode passar uma camada fina de pó e depois mais uma de batom – o que deixará o produto sequinho e no lugar por mais tempo!

Já no caso do batom líquido, naturalmente os melhores deles resistem para valer. Mas se você comprou algum que sai fácil, passe o lip balm antes dele – se você tiver um batom em bala de uma cor parecida, passe-o antes do líquido. Ajuda um bocado!

  • Sem oleosidade na zona “T”

oi

Se você preparou bem a pele, como falamos no primeiro item, vai ser mais difícil de a oleosidade voltar para o rosto. Aliás, se a sua pele é oleosa, vale a pena incluir um tônico adstringente para desobstruir os poros antes da hidratação. Mas, mesmo assim, você pode garantir finalizando com pó (se achar necessário) na zona T, que cobre as áreas do queixo, nariz e testa. Se mesmo assim rolou um nariz brilhando aí, para não ter que ficar passando camadas e camadas de pó, use um lencinho específico removedor de oleosidade – que não leva embora o make.

  • Sombra com a mesma pigmentação a noite toda

pigmentacao

Antes de usar a sombra, é importantíssimo passar um primer, fixador ou até mesmo um corretivo nas pálpebras. Garantirá a sombra no lugar! Outra ideia bacana é umedecer o pincel com água antes de aplicar o produto – neste caso, só não faça este procedimento com sombras opacas – ficará manchado. Só dá certo com as cintilantes, ok?

Também leve em conta o fator alimentação nisso tudo. Se você está bebendo bastante água e comendo coisas saudáveis, vai notar a diferença! Curtiu as dicas? Tem mais alguma pra adicionar ou sugerir pra gente? Então vamos continuar a conversar sobre isso nos comentários! \o/