você está lendo Olha como ela emagreceu

emagreceu

Dietas nunca funcionaram pra mim. Essa coisa de ~projeto verão~ definitivamente não rola pra quem é ansioso. Penso que não posso comer algo e já fico louca (!) de vontade. Lembro da sensação de dormir com o estômago roncando e da vontade de chorar até ir parar de fininho na cozinha de casa.

Tem coisa melhor que misto quente de presunto e queijo na madrugada?

As coisas só mudaram quando eu me dei conta de que meu objetivo não pode ser ter um corpo igual da fulana. Por que? Ela não tem a mesma rotina que eu, não tem o mesmo metabolismo, não tem a mesma estrutura óssea e nem uma mãe mineira que só prepara coisas gostosas (vocês já provaram a pizza com maionese da minha mãe?).

Não quero fazer uma dieta que vai me emagrecer até o próximo verão. A questão aqui não é pagar de bonita no biquíni naquela viagem. Não apenas isso. Eu quero viver bem, ter energia, usar as roupas de antigamente, entender meus limites nos exercícios, subir todas a escada do prédio de uma vez só, enfim, sentir que eu não apenas existo nesse corpo, mas uso cada parte dele pra aproveitar os melhores e lidar com os piores momentos da vida.

Comecei a ver comida não apenas como uma fonte de prazer, mas como algo que cuida de mim. Tipo quando você vai na farmácia e compra cosméticos, sabe? Imagina se em cada alimento (natural) viesse escrito o bem que ele faz pra você?

Eu também não gostava de um monte de coisa, mas aí eu entendi que o gosto fica na boca por poucos segundos e os benefícios duram semanas, meses, anos, etc. Comprei uns livros de nutrição, curti umas páginas legais aqui no Facebook e até entrei em alguns grupos relacionados. Quanto mais informação melhor.

Ps: tem muito mais informação na tabela nutricional que só a quantidade de calorias.

Isso significa nunca mais comer hambúrguer e chocolate? ÓBVIO que não. Todas as gostosuras continuam fazendo parte da minha vida, mas não como fonte de nutrientes, como algo que me deixa feliz de fora pra dentro. Quer me ver sorrindo é só oferecer farofa ou batata palha ou sushi ou pipoca na manteiga.

A mensagem que eu queria passar, um conselho de amiga mesmo pra quem pensa como eu pensava antigamente e sofre um pouquinho toda vez que se compara com outra pessoa, é: não se preocupe apenas em estar bem por fora. Cuide da sua mente. Permita-se encontrar o SEU equilíbrio. Converse com um nutricionista, explique sua rotina e encontre substituições que façam sentido. Receber um monte de comentário na foto do insta tipo “TÁ LINDA!” “COMO EMAGRECEU” “OLHA COMO ELA TÁ MAGRA AMIGA @xxxx” é maneiro, mas já experimentou se olhar no espelho e pensar:

ORRA, TO GATA!

Respire fundo. Use a roupa que quiser. Tente fazer aula de boxe pelo menos uma vez na vida. Compre um copo bonitinho que te faça querer usá-lo e o deixe sempre por perto com água gelada. Durma bem. Bial já avisou do filtro solar, então aí vai minha dica:

Seja feliz sendo quem você é agora. Depois você resolve o resto.