você está lendo Estes livros são de décadas passadas, mas poderiam ter sido escritos ontem

livros-jovens-ler

Existem alguns livros que, de tão conhecidos, viram clássicos e marcam a vida de muita gente. Às vezes, você os viu na biblioteca da escola, ou talvez a sua professora já os tenha recomendado – ainda pode ser que você tenha topado com alguma publicação no Facebook fazendo referência a eles, ou algo do tipo. Mesmo assim, nunca os leu. Bom, precisa dizer que chegou a hora?! Em muitas obras, a escrita e a mensagem são tão atuais que a gente lê e sente que cada frase poderia ter sido escrita ontem mesmo. Doideira, né? Não perca a chance de começar essas leituras! Conheça agora um pouquinho mais sobre cada um dos quatro livros escolhidos hoje:

  • “1984” – George Orwell

“1984” foi escrito, na verdade, em 1949! O autor, George Orwell, escreveu um romance mostrando uma sociedade num tempo futuro para ele até então. Só que a história surpreende e mostra um governo que controla todos os direitos dos indivíduos, o que nos abre o olho e nos coloca em alerta sobre nossos dias atuais e os que estão por vir. A história foca no personagem Winston, um cidadão que nota a sociedade totalitária em que vive e descreve toda a sua luta contra o Partido – que controla tudo.

  • “Orgulho e Preconceito” – Jane Austen

O romance, que fala sobre relacionamentos, conta a história de Elizabeth Bennet – uma heroína cheia de traços bem atuais – e sua relação com Fitzwilliam Darcy (o famoso Mr. Darcy) numa Inglaterra do século XVIII. Embora seja um tempo muito distante do nosso, o enredo mostra como o preconceito das primeiras impressões pode contaminar nossos julgamentos com emoções e sentimentos – e então mergulhamos na história como se tivesse sido escrita há pouco tempo. É um livro cheio de entrelinhas e ironias!

  • “Admirável Mundo Novo” – Aldous Huxley

Assim como “1984”, “Admirável Mundo Novo” também é uma distopia, ou seja, uma ficção caracterizada por um controle opressivo da sociedade. A história se passa num universo em que as pessoas são programadas em laboratórios e treinadas desde pequenas para cumprir um papel específico na sociedade – e só. O enredo te deixa inquieta te faz pensar sobre como o autor conseguiu falar a respeito de algo que se aproxima tanto da nossa realidade e, ao mesmo tempo, nos choca, colocando em pauta uma discussão pertinente sobre individualidade, futilidade, alienação e outros temas!

  • Anna Karenina – Leon Tolstoy

Este romance foi escrito há mais de cem anos, mas explora assuntos completamente atemporais, como casamento, ciúme, expectativas sociais e mais temas que fazem parte da natureza humana, de um modo que surpreende. O livro usa de um caso amoroso como pano de fundo para uma crítica a alguns costumes, fazendo um retrato da sociedade cheio de personalidades complexas, com defeitos e qualidades. Vale bastante a pena!

E você, já leu algum destes livros? Sabe de outros clássicos tão bons quanto estes para indicar pra gente? Vamos continuar conversando sobre o assunto nos comentários!