você está lendo Vida saudável: fritura sem óleo, tem como?

fritura-chips

Sabe aquela vontade maluca que a gente sente de comer uma friturinha? Se você sabe do que estamos falando, fique tranquila: acontece com todo mundo, miga. O duro é que a gente entende que fritura faz mal, já que o óleo submetido a uma temperatura alta se transforma em uma gordura que pode gerar vários problemas em nossa saúde e bem-estar. :~ E agora, como comer algo tão gostoso quanto aquelas batatinhas fritas que amamos, mas sem óleo? Eis algumas soluções espertinhas para você driblar a situação e continuar mantendo uma vida mais leve! \o/

  • O forno é o seu melhor amigo

Se não é frito, pode ser assado! O sabor fica tão gostoso quanto, mas a única diferença é que, agora, a comida não será frita com óleo, o que é bem melhor para a nossa saúde. Para deixar a comidinha mais saborosa, você pode temperar o que for comer com vários tipos de ervas ou experimentar novos molhos. O único detalhe é que o tempo de preparo da receita vai aumentar, então se programe direitinho para segurar a fome enquanto a comida estiver no forno! Dica de prato: faça batatas assadas com alecrim! 

  • Não gosto de usar o forno do fogão lá de casa. E agora?

Certo, se você leu a primeira opção e não amou a ideia (algumas pessoas têm um pouco de medo de mexer com forno), que tal investir num forninho elétrico? Eles não custam muito caro (pesquise em lojas especializadas, dá para encontrar por valores iniciais de R$ 150) e quebram o maior galho, já que é só ligar na tomada, girar o botão e pronto! Dica de prato: faça chips de maçã com canela, são uma delícia!

Foto: Pitadinha

Foto: Pitadinha

  • No micro-ondas

Há controvérsias com relação ao uso de micro-ondas e nossa saúde, mas, se comparado às frituras e pensando na praticidade, ele pode ajudar bastante aqui também! Muitas receitas fritas possuem uma versão bacana feita no micro: o importante é ficar de olho no tipo de material que você irá colocar nele e, principalmente, prestar atenção nestes detalhes: se você colocar algo fatiado, não sobreponha camadas; também atente caso a comida grude no prato – talvez seja necessário parar o temporizador, desgrudar com a ajuda de um garfo e ligá-lo novamente, ou do contrário ela endurecerá ali! Ó, tomando esses cuidados, não tem erro – a comida ficará douradinha, assim como a frita. \o/ Dica de prato: batata doce com sal e pimenta.

  • Use uma fritadeira elétrica

Não tinha como fugir desta opção, né? ;) As fritadeiras elétricas são mesmo uma ótima opção: podem preparar petiscos, pastéis, massas, peixes e muitos outros tipos de alimentos sem o uso de óleo. Geralmente elas vêm com timer e controle da temperatura, e aí é só secar alimentos mais molhadinhos, como batatas (com a ajuda de um papel toalha), e colocar dentro do aparelho! Coisa mais rápida da vida e faz pouca sujeira! Isso é que é praticidade, viu… :P Dica de prato: chips de banana.

Tá vendo só como dá para matar a vontade de comida “frita” sem, necessariamente, fritá-la? E fica saboroso do mesmo jeito! \o/ Curtiu o post? Tem mais alguma ideia ou dica pra compartilhar com a gente? É só falar nos comentários!