você está lendo Inspire-se na garota do espelho
Foto: Alessandraminervini

Foto: Alessandraminervini

Não sei se você sabe, mas tem uma versão sua aí dentro que sabe muito das coisas.

Sim, você pode me dizer que é esperta, que tem sabedoria de sobra e que conhece um pouco de tudo. Eu não vou te contrariar quanto a isso, mas e se eu te dissesse que existe em você alguém que sabe ainda mais?

Esta outra você apenas não está sendo colocada para fora. Tímida, ela permanece aí, mas nunca tem a chance de falar ou expor seus instintos. No lugar dela, fala a versão que você já conhece e, perceba, que reverbera um tantinho daquilo que todos os outros falam.

Esta segunda versão sabe, por exemplo, que não tem nada mais legal do que ela mesma. Sim, pode me dizer que isso é coisa de gente convencida ou algo assim – não vou te dar ouvidos. Ela não é metida, não, só entende o verdadeiro significado de tudo o que é e acha a coisa mais maravilhosa do mundo ser exatamente assim.

Ninguém precisa falar pra ela se amar, ela já faz isso sozinha. Ninguém precisa ressaltar suas qualidades para que ela finalmente possa vê-las, porque esta garota já as notou antes de todo mundo. Ninguém precisa dizer que seu sorriso é lindo. Ela simplesmente não precisa de ninguém para se curtir. Ela se adora!

Tão confiante, ela gosta de cada pequena diferença que vive nela. Ao contrário de você, ela não tem uma pastinha de referências e inspirações para o cabelo perfeito, porque simplesmente gosta dos fios que aparecem em seu reflexo no espelho. Aquilo ali é dela, é especial – e nada pode ser mais legal do que aquilo.

Quando o cabelo desta menina acorda num mood diferente, ela acha graça e vai tirar umas selfies divertidas – enquanto você pensa em ligar a chapinha.

E não é só com relação a ela mesma não, viu? Seu comportamento é assim em todos os outros setores de sua vida. Se ela acha que aquela saída não será legal, decide não ir. Se quer ler o livro que ninguém curte, não arreda o pé: continua conservando a vontade, até realizá-la. Se ela ouve uma música e acha a letra meio estranha, simplesmente aperta o stop. Sabe quando você insistiu naquela canção só porque todo mundo a ouvia? Esta garota não é assim, ela não perde tempo com o que não a agrada verdadeiramente.

E ela não dá ouvidos a palavras rudes e não se deixa levar por comportamentos externos e outras chateações. Ela não está nem ai! Esta menina só se importa assim, desta maneira intensa, com quem ama e a ama na mesma proporção: destes, ela cuida e quer bem.

O resto? Fica pra lá! Ela se liberta de todos e sintoniza todos os dias em sua própria frequência. E ela tenta te avisar sobre isso, mas você não dá muitos ouvidos. Aliás, foram tantas as vezes que isso aconteceu! Porque você simplesmente ignora a sua sabedoria e ignora todos aqueles instintos tão genuínos que moram dentro dela.

Entendeu agora? Cara, ela sabe mesmo das coisas.

Então desligue os captadores de som externos e ligue os fios aí de dentro. Ouça aquilo que ela falar. Largue estas convicções trazidas pela mídia, pelas fotos, pela internet, pelas celebridades ou seja lá o que for: agarre-se apenas a ela, do jeitinho que ela é, que vai dar tudo certo.

Inspire-se na garota do espelho.