você está lendo Resenha: livro “Quando Tudo Muda”

quando-tudo-muda-1

Chegou pra gente um lançamento fresquinho da editora Panda Books, o livro “Quando Tudo Muda”, das autoras brasileiras Regina Drummond e Shirley Souza. A obra conta a história de Vanessa, uma garota de 13 anos que se muda repentinamente para a Alemanha com sua mãe e tem a vida virada de cabeça para baixo – de repente! Se interessou? Quer saber mais? Então é só continuar lendo este post! :)

quando-tudo-muda-3

De cara, a gente percebe que o livro é muito bonito: a capa recebeu a silhueta de uma garota com um mapa, um coração quebrado e uma máscara junto ao título, enquanto lá trás podemos ver um pouquinho da Alemanha pintada em vermelho. O contraste das cores e a combinação dos desenhos deixou o livro com um visual forte e interessante!

O livro tem orelhinhas e cada uma delas fala um pouco sobre as autoras e, por dentro, as 223 folhas são amareladas e com uma fonte e espaçamento muito agradáveis para a leitura. “Quando Tudo Muda” ainda recebeu um sumário que agrupou seus 21 capítulos.

As autoras, Regina Drummond e Shirley Souza, são veteranas: as duas já escreveram muitos e muitos livros para crianças e jovens, além de terem ganhado vários prêmios importantes. E olha que curioso: embora a história da obra se passe na Alemanha, nenhuma delas já viajou para lá. Regina diz que o enredo é fruto de inúmeras histórias de viajantes do mundo inteiro – e Shirley foi convidada por ela para trazer frescor à narrativa. Spoiler: a ideia deu muito certo! ;)

quando-tudo-muda-4

Sinopse: Depois do divórcio dos pais, Vanessa tem de lidar com uma mudança muito maior em sua vida: deixar tudo para trás e morar em outro país. A vida na Alemanha revela-se cheia de desafios, como aprender uma nova língua, se adaptar a uma cultura diferente e encontrar o seu primeiro amor.

O primeiro fato que notei lendo o livro é que, mesmo que nossa personagem principal, Vanessa, tenha apenas 13 anos, não é difícil se identificar com ela: muitos de seus pensamentos eram parecidos com os meus quando tinha a mesma idade! Além disso, a forma com que a obra é escrita envolve detalhes que deixam todos os aspectos em relação à vida da menina bastante interessantes.

Por sinal, se você não gosta de livros que enrolam muito em apresentações, irá gostar deste. Os fatos são apresentados rapidamente e, com isso, a leitura dá uma agilizada e sentimos vontade de devorar o livro todinho num dia só!

quando-tudo-muda-2

“Ela parou um instante, esperando que suas pupilas se abrissem e seus olhos se adaptassem à pouca luz… Mas, como sempre, ficou sem saber o que acontecia lá dentro, porque neste momento, igual a tantas outras vezes, Vanessa acordou.” 

Os temas que envolvem “Quando Tudo Muda” são a coragem frente às mudanças, o primeiro amor, primeiro beijo, primeira desilusão amorosa e separação dos pais. Além disso, entramos em contato com a cultura da Alemanha e é legal notar alguns hábitos e histórias interessantes que se desenrolam de maneira divertida ao longo da história.

Achei a obra bem levinha e, mesmo que eu nunca tivesse pensado em morar na Alemanha, consegui visualizar bem como é ser uma estrangeira no país, que tem a terceira maior população de imigrantes do mundo. A leitura vale a pena tanto para quem pensa em viajar para lá quanto para quem nunca considerou o assunto, assim como eu!

Agora vem a boa notícia: temos mais dois exemplares deste livro para sortear! Obaaa! Fique de olho lá no Instagram do Depois dos Quinze que em breve o sorteio rola!

Curtiu a resenha? Conta pra gente nos comentários!