você está lendo Conheça as histórias inspiradoras de seis atletas brasileiras
brasileiras-olimpiadas-

Foto: Reprodução Bruno Miani/Inovafoto/COB

As Olimpíadas começam oficialmente hoje! \o/ Como você já deve imaginar, o número de atletas com histórias bonitas e inspiradoras é gigante. Que tal conhecer algumas delas? Temos um time incrível competindo por nosso país nos próximos jogos e, além de torcer por ele, achamos que seria bem legal contar como é que algumas atletas mulheres chegaram até aqui. Olha só!

ingrid-oliveira

Foto: Reprodução Satiro Sodré/SSPress

A Ingrid tem 20 anos e, mesmo tão nova, já é uma grande promessa da seleção brasileira de saltos ornamentais. Ela nasceu no Rio de Janeiro e, lá, ainda pequena, fez ginástica olímpica no Fluminense, influenciada por sua irmã, que já treinava ali. A atleta começou no esporte olímpico com apenas 12 anos e, hoje, aos vinte, coleciona mais de cinco conquistas importantes na carreira. Vale a pena lembrar também de um episódio, no ano passado, que fez a atleta virar notícia: após publicar uma foto no Centro Aquático de Toronto, seu Instagram lotou de comentários machistas. Depois disso, Ingrid chegou a ficar por um tempo usando apenas um segundo perfil, só que trancado. É tão talentosa e tem que passar por coisas deste tipo. Dá para acreditar?

rafaela-silva-judo

Foto: Reprodução Flávio Florido/Uol

A Rafa tem 24 anos e começou no judô em 2000, quando seu pai a colocou no esporte por meio do Instituto Reação, na comunidade Cidade de Deus, para tirá-la das briguinhas de rua nas quais se metia. O judô a fez encontrar disciplina, respeito e muitas conquistas: aos 16 anos, ela se tornou campeã mundial júnior e, aos 21, ganhou a primeira medalha da história do judô feminino brasileiro. Demais, né? Mas, para chegar lá, a atleta teve que superar várias críticas e ofensas feitas a ela na internet após um golpe ilegal e uma eliminação na Olimpíada de Londres. Guerreira, Rafa venceu tudo isso e nós ficamos aqui, torcendo para que ela brilhe cada vez mais.

etiene-medeiros-natacao

Foto: Reprodução/Satiro Sodré

A Etiene, hoje com 25 anos, conheceu as piscinas aos dois aninhos de idade. Aos oito, começou a carreira de atleta no Sport Clube de Recife e, em 2003, passou a nadar pelo SESI e conseguiu entrar para a seleção brasileira. Ela, hoje, já soma muitas conquistas: entre elas, estão uma medalha de ouro e o recorde mundial dos 50 metros costas, que garantiu à atleta o título de primeira mulher brasileira a conseguir uma medalha individual em Mundiais de Natação. Ela é a atual recordista mundial! \o/ You go, girl!

anne-marcele

Foto: Reprodução/World Archery Federation

Anne tem 22 anos, nasceu no Rio de Janeiro e começou no tiro com arco em junho de 2010, quando ainda estava na escola. Seu irmão praticava o esporte e, um dia, ao buscá-lo no Centro de Treinamento de Maricá, a garota se apaixonou por aquilo e começou a praticar também. Ainda bem, né? Hoje, ela é campeã pan-americana e vice-campeã brasileira. Torcemos muuuito por sua medalha olímpica! <3

  • Lohaynny Vicente | Badminton
lohaynny

Foto: Flávio Florido / Uol

Lohaynny é um dos principais nomes do badminton brasileiro, mas, antes de chegar lá, viveu momentos nada fáceis no Chapadão, comunidade na Zona Norte do Rio de Janeiro. Ela e sua irmã, Luana, eram filhas de um traficante que já foi um dos “donos” da comunidade. Com os policiais sempre atrás deles, as meninas contaram em entrevistas que se mudavam muito e tinham bastante medo. Ainda pequenas, o pai faleceu e, por morarem perto do projeto Miratus, as duas foram treinar badminton ali. Hoje, Lohaynny soma diversas conquistas em sua carreira, como o Ouro nos Jogos Sul-Americanos da Juventude de Lima, o título de Campeã na República Dominicana e também no Aberto do México, além de muitos outros. Maravilhosa! <3

ana-satila

Foto: Reprodução Bruno Miani/Inovafoto/COB

A Ana tem 20 anos e nasceu em Iturama, Minas Gerais. Desde os nove anos, a garota treinava com seu pai, que sempre foi apaixonado pela canoagem e deu aquela forcinha, passando para ela o amor pelo esporte, que foi o que a fez seguir na carreira. Nos Jogos de Londres, em 2012, Ana ainda tinha 16 anos e foi a mais jovem atleta da delegação brasileira a competir. Legal, né? Hoje, ela é Ouro e Prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2014, Campeã mundial júnior e vice sub-23, além de colecionar vários outros títulos.

É muito treino, trabalho e suor para chegar onde estas garotas chegaram! Acompanharemos todas de pertinho e com muitas boas vibrações! <3 Curtiu conhecer um pouco da história delas? Conta pra gente nos comentários… e boas Olimpíadas pra você!