você está lendo Resenha: livro “Manual Para Uma Vida Craft”

manual-vida-craft-6

Oba! Dia de resenha aqui no DDQ! E essa é bem especial: junta dois temas que a gente ama, livros + DIY! O livro da vez é de duas brasileiras, Andrea Onishi e Cláudia Fajkarz, e chama “Manual Para Uma Vida Craft”, publicado pela Editora Panda Books. As autoras são blogueiras do “Super Zíper” e se juntaram para fazer o blog de faça você mesmo lá em 2007. Desde então, o site só cresceu e virou uma fonte de inspiração e referência nacional para todo mundo que curte levar uma vida mais craft. Ou seja, dá pra ver que experiência na área elas têm de sobra, né? Recebemos o lançamento e ficamos ansiosas para resenhá-lo por aqui. Continue lendo pra saber o que achamos do livro!

manual-vida-craft-1

Eu já tinha visto a capa em algumas livrarias online e achado uma belezinha: ela tem itens usados para produzir e customizar coisas: tesoura, carretel de linha, zíper, botões, alfinetes, penduricalhos e algumas fofuras. É moderna e muito bem feita! <3

E ao ter o primeiro contato “físico”, me surpreendi em dobro: o livro é pequeno – não na quantidade de folhas, mas sim na dimensão: a capa é mais achatada, estilo pocket. A versão ficou uma gracinha, muito mais elegante do que se fosse grandona! Dá até pra levar na bolsa!

manual-vida-craft-2

Por dentro, as 197 páginas são todas decoradas com texturas imitando estampas de tecidos, com detalhes minuciosamente pensados nos rodapés e fotos grandes dos projetos ensinados. Tudo muito completo, sabe? Só de folhear o livro ele já me ganhou totalmente!

Há orelhinhas (amor verdadeiro, amor eterno!) e elas são bem gordinhas, o que é ótimo. Também seguem o padrão de fofura com texturas bonitinhas, uma azul e outra rosa com bolinhas brancas.

Todo esse visual nos inspira bastante: afinal, o livro trata de um tema que, por si só, já é empolgante e inspirador, principalmente para quem gosta de “botar a mão na massa”. Gostei bastante do cuidado com o projeto gráfico, as artes e ilustrações. Ficou incrível!

manual-vida-craft-3

Enfim chegamos ao nosso assunto principal: a vida craft! O livro já se inicia com uma introdução sobre como os trabalhos manuais eram, lá atrás, praticamente uma obrigação da mulher, considerada “prendada” e, hoje em dia, viraram um hobby (ou um trabalho, mesmo!), mas única e exclusivamente porque isto nos dá prazer e alegria! :) A reflexão é bem pertinente e abre o tema de forma certeira, nos explicando que o faça você mesmo pode ser uma atividade de subsistência, uma forma de expressão, uma atividade terapêutica ou até mesmo algo que nos ajudará a entrar em contato com a nossa criatividade. \o/

manual-vida-craft-4

Ao longo da obra, a gente encontra mandamentos e dicas simples que facilitarão seus projetos (como, por exemplo, não usar a tesoura de tecido para cortar papel!), além de desmistificações de pensamentos que, às vezes, podem nos atrapalhar (“se eu fizer algo muito legal, vão copiar”), lemas e mantras fofinhos para te inspirar a criar… Depois disso tudo, chega a parte de começar a colocar as mãos na massa, com listas de materiais, onde comprá-los e um FAQ sobre máquinas de costura (eu, que sempre quis saber mais sobre o assunto, simplesmente amei!), até sermos apresentadas aos projetos.

Os DIYs do livro são legais: tem porta-cartas, cabide estilizado, fio de pompom, caixa de madeira para suculentas e muito mais. Mas além de nos ensinar a fazer tudo isso, a melhor parte do livro é esse incentivo à criatividade. Os projetos são fáceis de fazer, cada um a seu modo, mas todos permitem outras possibilidades diferentes – usando as mesmas técnicas ou um fluxo mais intenso, para “fabricação”, por assim dizer.

Depois, mesmo se a criatividade ainda não bater por aí (difícil!), ainda há dicas para ter e manter ideias novas e boas lições para quem quer viver disso. Dá para descobrir uma nova vocação aí, hein?

manual-vida-craft-5

Resumindo? O “Manual Para Uma Vida Craft” cumpre totalmente o que promete: é um guia completíssimo com absolutamente tudo o que precisamos saber sobre o assunto. Se você pensou que seria só um compilado de DIYs ou algo do tipo, pode esquecer! É bem mais do que isso, transborda arte e dá asas pra nossa imaginação.

Eu, que sou fã do assunto, não tive dúvidas de que iria curtir e, obviamente, foi o que aconteceu. Mas, sério, não economizo nos elogios, porque o livro conseguiu me ensinar muito e me inspirar mais do que eu esperava! Virou um dos prediletos e tenho certeza de que irei recomendá-lo sempre que alguém quiser uma boa obra inspiradora para trabalhar com novas ideias. <3

Se quiser comprá-lo, é só acessar este link. Curtiu a resenha? Conta nos comentários!