você está lendo Tudo o que o amor faz
amor

Foto: Reprodução/Tumblr

Não tem como deletar o que a gente sente. Tem vezes que tudo o que queríamos é que o botão “não sentir” pudesse ser apertado, mas a opção nunca está disponível. Os sentimentos apenas vêm, abalando tudo, rompendo fronteiras e destruindo velhas opiniões: parecem pulsar por dentro, enchendo a cabeça de ideias e preenchendo o peito de afeição.

Eu disse afeição? Como é ruim não achar as palavras certas! Porque, nesse momento, parece que nenhuma me cabe. É bem mais do que qualquer mera ligação. É mais do que aquele coleguismo do dia a dia, do que a amizade descompromissada ou o carinho. A sensação é inspiração, entusiasmo e uma única convicção:

Eu só sei dizer que amo.

Não consigo explicar exatamente de onde veio isso, como o sentimento se instalou sozinho, sem nenhum outro precedente, ou a razão para ele se manter por aqui, passando a impressão de que nunca para de crescer. Só sei que, se continuar assim, daqui a pouco não passará da porta nem do quintal: a minha intuição diz que o que eu sinto deve ultrapassar o tamanho do mundo. Será ainda maior do que este universo todinho e todos os outros que existirem.

Se é exagero? Bom, faz parte, me disseram que o amor também tem dessas manias de grandeza. É bem verdade! Para ele, tudo é enorme e não há corpo sozinho que aguente. Por isso que a gente transmite um pouco para o outro, pra compartilhar a mesma alma sendo dividida com outro alguém.

E eu acho que amor é isso, a gente vai sentindo. Assim como a paz no fim de tarde quando estamos vendo as ondas, lá longe, quebrando enquanto o sol vai descendo. Com o coração acelerado de quem acabou de correr uma maratona e com a ansiedade de quem tem algo a falar a qualquer momento. São os dois lados da moeda numa única perspectiva.

É uma confusão que nos deixa com o sorriso meio bobo, sem motivo concreto algum para ali estar. Parece que o cereal que caiu do prato representa a beleza da vida, a rotina maçante é incrível até nos momentos mais entediantes e que todos os clichês do mundo deveriam ser mais reconhecidos. Ora, aquele comercial do casal do momento até que não tem um texto tão decorado assim, não é? Eu achei lindo…

E lindo é o mundo de quem ama, da mesma forma que o amor deixa tudo mais bonito. E nos dá a certeza de que isso vale muito a pena.

Não tem garantia de que vá dar certo, não há ninguém para adivinhar o fim do caminho e nem algum tipo de nota fiscal na linha de chegada do processo, por isso, não dá para ter certeza se ele, sozinho, conseguirá transformar as coisas. E o primeiro pensamento é justamente esse: a incerteza.

Mas, bom, confesso que, quanto ao resultado, me permito ser otimista.

Afinal, olha só tudo o que o amor faz!