você está lendo Os famosos que ajudam a mudar o mundo
topo

Foto: Reprodução/GShow

Algumas celebridades fazem muito mais do que atuar, cantar, dar o ar da graça em grandes eventos ou mostrar suas badaladas vidas em redes sociais. Muito, muito mais. Algumas delas lutam com unhas e dentes por uma causa, seguem um movimento e erguem as mangas para batalhar por um motivo importante, aproveitando sua imagem e seu grande poder de engajamento para ajudar a construir um mundo melhor. Quer conhecer esse lindo lado dos famosos que você adora? Então continue lendo este post. =)

Militando em prol do movimento negro, Beyoncé incomodou muita gente preconceituosa e conservadora, causando um alvoroço enorme nos Estados Unidos em fevereiro deste ano. A diva abordou a questão do orgulho negro no intervalo do último Super Bowl, jogo que é assistido por mais ou menos 100 milhões de pessoas, e ainda fez referências ao abuso da polícia. Tocando na ferida, ela usou o seu espaço para se manifestar pelo empoderamento negro e cutucar a elite branca norte-americana.

Matt Damon é um ator super preocupado com a questão da acessibilidade da água no mundo (você sabia que 800 milhões de pessoas no planeta não têm água?) e, por este motivo, ele é cofundador da ONG Water.org, que pretende aumentar o número de pessoas com acesso a água potável e saneamento básico. Ele é comprometido mesmo, viu? Lembra daquele desafio do balde de gelo, feito para ajudar na campanha da esclerose? Ele chegou a usar água do vaso sanitário para não desperdiçar!

A cantora Pink já se envolveu em diversas causas que ajudam animais. Defensora ferrenha de um tratamento respeitoso para com os bichinhos, ela boicota o uso de peles, carne, lã e muitos outros produtos de origem animal. Pink já chegou a posar nua pra uma campanha da associação de defesa dos animais, a PETA.

Lady Gaga é bastante conhecida por defenter os direitos da comunidade LGBT, exigindo o fim da discriminação homossexual e se intitulando uma filha da diversidade. Em protesto, a cantora pop pediu que os senadores americanos derrubassem a proibição a gays assumidos no exército dos Estados Unidos e já enviou uma mensagem para um fã brasileiro que pensava em se suicidar. Em sua resposta, ela disse: “Não, não se atreva. Olhe para esse rosto lindo. Toda a tristeza pode mudar, mas você tem que trabalhar nisso. Fale com aqueles que te apoiam e fique com a gente. Nós precisamos de você. Eu preciso de você, sem você eu perderia uma parte do meu coração. Eu te amo, baby monster. Algumas pessoas não tem compaixão, não se sinta mal.”

A apresentadora Ellen DeGeneres aboliu todo tipo de carne de seu cardápio e também recusa leites, ovos e derivados. Junto com sua esposa, Portia de Rossi, Ellen tem um blog dedicado ao tema e também luta para acabar com os cativeiros onde os animais ficam presos antes do abate.

Wagner Moura foi nomeado Embaixador da Boa Vontade pela ONU e luta ao lado da Organização Internacional do Trabalho para acabar com o trabalho escravo no mundo. Ele diz: “Eu acredito que a escravidão moderna é a agressão mais escandalosa sobre os direitos de um indivíduo. Precisamos de um novo instrumento internacional na luta para acabar com a escravidão moderna e precisamos de países para ratificá-lo o mais rápido possível”. O ator também foi uma espécie de padrinho da PEC 438, que determinava a expropriação de terras onde fosse flagrado trabalho escravo.

A atriz e cantora Zendaya Coleman sempre mostrou consciência em seus discursos em entrevistas. Com uma atitude superforte, ela é vegetariana, defende que não segue tendências, que ninguém é velho para seguir seus sonhos e também apoia a empatia entre as mulheres. Foi lançada uma versão negra da Barbie, inspirada na Zendaya, dando visibilidade ao movimento negro. A garota também é feminista: “Feminista é uma pessoa que acredita no poder das mulheres tanto quanto acredita no poder de qualquer outra pessoa. É igualdade, é justiça, e eu acho que é uma coisa excelente pra ser”.

A atriz Penélope Cruz já fez trabalho voluntário em Uganda e chegou a montar uma ONG chamada “Sabera Foundation” para ajudar meninas sem teto e escola, além de auxiliar vítimas de tuberculose em Calcutá. A atriz realizou dois documentários sobre o projeto, mas, infelizmente, diferenças internas acabaram fazendo com que o trabalho não fosse para frente.

O currículo humanitário da atriz Angelina Jolie não é grande, é enorme. Ela trabalhou por anos com a UNHCR (The UN Refugee Agency) pelos refugiados, foi nomeada Enviada Especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, representou a UNHCR como Embaixadora da Boa Vontade, realizando mais de 40 visitas de campo em todo o mundo, estabeleceu o ‘Programa Jolie Legal Fellows’ para melhorar a capacidade do governo em todos os estados de direito, criou com seu marido, o ator Brad Pitt, a fundação “Jolie-Pitt”, e muito, muito mais. É para aplaudir de pé, né?

Emma Watson é Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres e, em 2014, fez um discurso maravilhoso sobre as desigualdades de gênero na campanha “HeForShe”. A nossa eterna Hermione Granger ainda pretende se dedicar ainda mais às causas feministas.

Todo mundo viu o ator Leo DiCaprio falando sobre meio ambiente em seu discurso no Oscar deste ano, certo? O ator é um grande ativista e fez o documentário “The 11th Hour”, que aborda o aquecimento global e como as ações humanas, governamentais e empresariais podem ajudar a reverter isso. Leonardo é preocupado com o meio ambiente desde a infância – sabia que ele vive em uma casa com energia solar e usa carro de combustível híbrido?

Visto usando um vestido preto com um short jeans, o ator Jaden Smith gerou polêmica. Sabe o que ele disse? Derrubando qualquer preconceito, Jaden tuitou que estava apenas desviando dos padrões e publicou fotos suas usando um vestido listrado. O desenrolar? O ator acabou protagonizando uma campanha de moda feminina para a marca Louis Vuitton e abriu a discussão sobre as regras engessadas que a sociedade impõe, incentivando a quebra de paradigmas a respeito do comportamento e da identidade de gênero.

E, por último, temos a maravilhosa Camila Pitanga, que abre nosso post e é outra artista incrível e engajada. Nomeada Embaixadora Nacional da ONU Mulheres Brasil, Camila sempre foi porta-voz de direitos humanos, lutando por direitos políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais. A atriz continua a luta pelo apoio à sensibilização da sociedade, caminhando em direção ao fim do racismo e a desigualdade de gênero. You go, girl!

É tão lindo ver tantas celebridades usando seu espaço para fazer a diferença e propagar mensagens boas, não é? Esperamos que elas cresçam ainda mais com suas ideologias, levando-as para toda parte, e que a gente tenha muitos outros nomes para fazer a parte dois, três, quatro e cinco deste post! <3