você está lendo Precisamos conversar sobre lixo: 5 atitudes para adotar já
repensando-atitudes

Foto: Reprodução/Flickr Franzi L.

Parece um papo que você já ouviu na escola, na sua casa e nas campanhas de conscientização. E, bom, não vamos mentir: é isso mesmo. Aquele velho e conhecido papo. Mas acontece que está mais do que na hora de entendermos algumas coisas e adotarmos atitudes favoráveis ao nosso planeta, assim, sem deixar tudo guardado lá na lembrança mais profunda. Sem fazer alguma coisa apenas nos momentos pós-documentário ou quando a questão entra em foco. De uma vez por todas.

Porque não basta você saber que tem que jogar o lixo no lixo, você tem que começar a perceber alguns detalhes de seu dia a dia para não acabar deixando o mundo um pouquinho pior do que está. Sabemos que são as fábricas e indústrias, em sua grande maioria, as maiores responsáveis pelo modelo de desenvolvimento sem limites que nos causa tantos problemas ambientais. Mas se nós começarmos um trabalho de formiguinha fazendo a nossa parte, bom, já ajuda muito – e poderemos, sim, diminuir todo este impacto. Vamos lá?

Reprodução/Tumblr

Reprodução/Tumblr

  • Planeje suas compras

Reduzir é o primeiro passo! A gente fala bastante sobre compras por aqui, não é? Eu mesma confesso que sou louquinha por coisas novas, mas, ó, temos que pensar melhor nisso tudo, nessa vontade de ter algo novo sempre e sempre. É realmente necessário? Existem coisas e coisas, aquelas das quais você de fato precisa e as que você acha que precisa. Vale refletir quando estiver escolhendo algo novo. Pense se o item não acabará com o mesmo destino das suas tranqueiras acumuladas. Outra boa dica é fazer uma listinha de objetos e coisas que você tem e ver isso tudo já não corresponde ao que você está precisando de verdade neste momento.

Outro aspecto importante é se ligar nas embalagens. Por exemplo: você vai comprar um biscoito que vem dentro de uma caixa e, ali, ainda há plásticos separando um por um. Nãooo! Olha o tanto de resíduos que estamos financiando. :( Dê preferência a um produto que não crie tanto lixo. E itens com embalagens retornáveis e que tenham refil também vêm sempre em primeiro lugar, certo?

  • Fora de casa, leve algumas coisas com você

Muitas vezes a gente gera um lixo bem desnecessário, que poderia ser poupado. Pense: você vai comprar um cookie na padaria e ele vem num papelzinho. Certo. Junto a isso, você ainda pega dois guardanapos. Really, queen? Deixe essas pequenas práticas de lado! Dá pra, por exemplo, levar um pequeno guardanapo de pano junto com você para usar em momentos como esse. Aliás, ele serve, além de limpar a boca, para pegar alguns alimentos. Copinhos de plástico também são constantemente usados em academias, escritórios ou outros lugares coletivos. Péssimo! Leve na bolsa a sua própria garrafinha ou aposte naquele copo dobrável em inox que é muuuito prático! :)

Reprodução/Tumblr

Reprodução/Tumblr

  • A questão dos aparelhos eletrônicos

Quantos celulares você tem? Um só? Agora pense bem: quantos celulares você tem de verdade? Digo, desde o seu primeiro até hoje em dia, quantos você já teve? Não importa muito se os antigos pararam de funcionar e moram hoje em uma gaveta no seu quarto ou se você os vendeu, pense nos aparelhos que você e as pessoas ao seu redor já adquiriram. Somando tudo, dá muita coisa. Nosso acesso a este tipo de bem aumentou consideravelmente e estamos em um ciclo vicioso, em que colocamos em nossas cabeças que precisamos trocar de modelo a cada nova atualização ou melhoria. Repense. Já temos o necessário, não temos?

Mesmo que algumas marcas de eletrônicos façam ações de recolhimento de um produto por outro ou algo do tipo, estas são exceção. No final, a verdade é que a maioria desses itens acaba parando em um local inapropriado e contaminando o lençol freático por conta de seus metais pesados.

  • Atenção aos papeis

Sabe aqueles panfletos que você recebe nas ruas? Não os aceite, recuse-os educadamente. Você sabe que, geralmente, esse tipo de folder vai parar no lixo, né? Então! Também pense duas vezes antes de imprimir algo: na era do smartphone e do tablet, será que é mesmo necessário imprimir aquela nota fiscal? Você pode usar a eletrônica. E aquele slide de 88 páginas que seu professor passou? Tente fazer um resumo olhando pela tela do computador. Verdade seja dita: desta forma você já estará estudando toda a matéria! \o/

Reprodução/Tumblr

Reprodução/Tumblr

  • Um último exercício mental

Você entendeu todos os itens anteriores, mas, mesmo assim, ainda não sabe o que fazer para se lembrar de todos estes passos em seu cotidiano e precisa de algo mais forte para fazer as atitudes virarem rotineiras, certo? Ok, então faça um esforço e pense em todo o lixo que você produz: desde o potinho de iogurte até o papel da bala. Imagine que, caso tudo isso não tivesse para onde ir e ficasse preso na sua casa ou no seu apartamento, acumulando mais e mais… Seria uma sujeira louca, né?

Se você parar pra pensar, é bem isso que estamos fazendo com o mundo, porque todas estas coisas, de fato, estão indo para algum lugar. E esse montante está gerando um problema enooorme! Quando joga algo fora, sim, você não o vê mais, mas ele ainda está por aí. É como se você varresse a sujeira para baixo da cama, porque ela sai da sua frente, mas não foi destruída de verdade. Então não é mais lógico repensar, reduzir, reutilizar e reciclar? :) Sim, sim e sim! Vamos com tudo nessa!

Fazendo a nossa parte, nos ajudamos, ajudamos o planeta e também as futuras gerações. Vamos continuar conversando sobre isso nos comentários?