você está lendo Dicas para poupar o uso do 3G ou 4G
Reprodução/Fotolia

Reprodução/Fotolia

Você está em um lugar superlegal e não vê a hora de postar uma foto no Instagram. Antes disso, suas amigas não param de conversar naquele grupo do WhatsApp e você as responde como pode. Depois, te mandam um Snap, que é prontamente retornado. Ops! Quando você vai ver… lá se foi o seu plano de dados. Gente, como pode acabar tão rápido?! É, miga, é não é que ele acaba mesmo? Pensando nesse problema tão comum em nossas vidas (infelizmente =/), fizemos uma pesquisa sobre o assunto e encontramos dicas que vão te ajudar a não passar por esse perrengue de novo. Certo, uma hora o 3G vai acabar. Mas não tão cedo!

gif-celular-3

  • Deixe para baixar fotos e vídeos pelo Wi-Fi

A gente sabe que vídeos levam o 3G para o fundo do ralo, né? As imagens que seus amigos enviam por WhatsApp também podem ir gastando pouco a pouco a sua franquia de Internet. Por isso, deixe o download automático de mídia na opção “Quando conectado ao Wi-Fi” e baixe tudo quando estiver em casa. É só guardar a curiosidade para depois, vaaai! :P

  • Visualize o consumo de dados de cada aplicativo

Seja qual for o modelo do seu aparelho, procure nas configurações de dados móveis ou nas configurações de aplicativos a relação de consumo de dados de cada um deles. Você pode decidir quais são aqueles que funcionam apenas com o Wi-Fi e aqueles que podem continuar rodando com o 3G e, na hora dessa escolha, pense bastante: vale mesmo a pena continuar recebendo notificações daquela rede social que você não usa tanto assim quando está fora de casa? Pode ser uma boa deixá-la desativada para dados móveis. Agora é a hora de ajustar isso!

gif-celular-1

  • Desative as atualizações em segundo plano

Se você tem um Iphone, vá nas configurações dele. Em “Geral” você decide se deixa ligada ou desligada a opção de “atualização em segundo plano”. Pra que serve isso? Bom, sabe quando você abre um app e ele já está bonitinho carregado e pronto para ser usado? Pois então! É por conta desta opção que ele conseguiu atualizar sozinho. Ela é ótima no caso do Wi-Fi, mas, se tratando do 3G, bom, não precisamos dela tanto assim, né? Já no Android essa opção fica em “Configurações”, “Dados Móveis” e “Uso de Dados” e no Windows Phone a opção fica no no app “Sensor de Dados”.

  • Se você usar o Chrome como navegador padrão será ainda melhor!

O Google Chrome possibilita que você reduza o consumo de dados do navegador apenas indo até o seu menu de opções, selecionando a opção “Configurações”, “Largura de Banda” e ativando a função “Economia de Dados”. Depois o navegador ainda mantém um histórico mostrando quanto você poupou graças a isso. Ótimo, né? Pode espalhar pras migas que essa dica é certeira! \o/

gif-celular-2

  • Use um aplicativo especializado

Você sabia que existem apps para auxiliar na economia de dados móveis? Siiim! Aplicativos como o “3G Watchdog”, o “My Data Manager” ou o “Mobile Counter” monitoram a conexão da sua internet e analisam se você está gastando demais. Além disso, eles ainda sugerem formas de você economizar, indo direto ao ponto (você vai ter certeza absoluta sobre o que está gastando o seu 3G) e solucionando o problema. Escolha um dos três para baixar e depois é só aproveitar a economia!

Ufaaa! Eu já fiz tudo isso por aqui e espero não ver a mensagem de corte de dados da minha operadora tão cedo! E você, tem mais alguma dica infalível para acrescentar em nossa lista? Comenta aí!