você está lendo Quando as coisas não vão bem

tudo-dando-errado

Sempre que alguma coisa ruim acontece na minha vida eu tento encontrar um motivo. Algum aprendizado que possa me ajudar da próxima vez e que dê pelo menos um pouquinho de sentido pra tamanha falta de sorte. Por que justo eu, Deus? É bem mais fácil se lamentar e se revoltar com o mundo, eu sei. Colocar a culpa no passado ou nas pessoas que estão por perto, mas fazer isso infelizmente não resolve nada. O melhor jeito de se livrar de algo ruim, é perceber que aquilo não aconteceu por acaso e que lá na frente, toda dor te ensina a agir da melhor forma possível e fazer a escolha que vai te trazer mais felicidade.

Temos mania de dividir tudo em certo e errado, bom e ruim, mas na prática nem sempre as coisas funcionam assim. Às vezes a fórmula pra ser feliz é cheia de erros e momentos difíceis. Enquanto estivermos passando por eles, não será fácil mesmo. Mas a graça de conquistar algo ou alguém é poder olhar pra trás e perceber que houveram muitos momentos realmente complicados, momentos em que você até pensou em desistir, mas não fez. É totalmente merecedor e pronto.

O valor dos nossos sonhos tem muito a ver com o tempo que nos dedicamos a ele. Isso inclui começar tudo de novo do 0 ou mudar completamente de ideia. Não vale a pena se prender tanto a algo que só machuca. Ninguém consegue mudar o passado ou controlar o destino, então por que se levar tão a sério ao ponto de carregar toda a culpa? Acontece nas melhores famílias, meu bem.

Agora, um conselho de amiga: quer um jeito de perceber que essa fase ruim vai passar? Pegue uma folha de papel e anote as piores coisas que já aconteceram na sua vida. Escreva o que você aprendeu com cada uma delas e o quanto isso te afeta hoje. Repare que com o tempo os problemas vão ficando menores ou vão aparecendo outros até os antigos perderem boa parte importância. É assim que vamos nos tornando mais fortes, maduros e independentes.

A notícia ruim é que essa não é a última fase difícil que você vai enfrentar durante a sua vida. Não mesmo. A boa é que ela vai te preparar pra próxima e nesse meio tempo, coisas incríveis e inacreditáveis vão acontecer. Prometo! ;)

*Para ler mais crônicas assim é só comprar o livro “Eu não sei nada sobre o amor” na banca mais próxima de você.