você está lendo Como começar a andar de patins?
patins-como-andar

Foto: The Blond Salad

Tá a fim de se aventurar pelo mundo dos patins? Então vem com a gente! A patinação existe há muito tempo e é um esporte super bacana, que engloba várias modalidades diferentes – inclusive algumas exclusivas de rua. Bom, é exatamente assim que o post começa: nas ruas! É claro que, se você gostar, pode partir pra patinação profissional, mas começar pelo lazer é sempre uma boa ideia, né? Você se exercita, se diverte e ainda faz novas amizades. Ah, e não podemos negar que andar deslizando é uma das coisas mais legais que já inventaram! \o/ Por isso, chamei a Manu Vieira, que não é profissional, mas, assim como você e eu, é uma garota determinada – que começou na patinação com oito anos de idade e, hoje, manja bastante do assunto, para dividir algumas dicas espertas com a gente. Olha só!

Qual a diferença entre os patins de duas e quatro rodas?

Muita gente chama os de quatro rodas de patins tradicionais, mas o pessoal costuma se referir a eles como “quad” (ou “roller skates”). Já os outros são os “inline skates”, com três ou quatro rodas em linha. Bom, os dois são bem diferentes e a adaptação vai depender muito do objetivo que a pessoa tem. Os “quad” são mais estáveis e fáceis de se equilibrar, mas são mais pesados do que os “inline” e precisam de uma consciência corporal maior pra que você consiga sair andando. Particularmente, prefiro os patins “quad”, só que, como eles exigem uma postura mais certinha, é bom ter orientação ou ver uns vídeos sobre isso pra evitar quedas e machucados. Já os “inline” são mais difíceis no início com relação a equilíbrio, mas geralmente é fácil aprender sozinho.

É preciso andar num local muito específico ou em uma rua qualquer (e sem movimento) já é tranquilo?

Se você tiver as rodinhas próprias, pode andar na rua sem problemas. Para quem está começando, eu recomendo uma quadra poliesportiva ou uma calçada lisa. Depois a pessoa vai tentando andar em pisos mais ásperos e se acostumando devagar, sempre com muito cuidado. Se as rodinhas forem próprias para rinques e pistas, andar no asfalto não é o recomendado.

Dá para aprender a andar sozinha ou é necessário fazer aulas?

Dá pra aprender sozinha, sim! Tem que ter paciência e dedicação, porque não é do dia pra noite que você vai sair magicamente dando piruetas. É importante usar todos os equipamentos de proteção (capacete, joelheiras, cotoveleiras, protetores de punho) e, principalmente, não ter medo de cair. Cair é completamente normal e o medo é pior do que a queda em si. Pra quem é muito inseguro, vale fazer algumas aulas para se acostumar e ganhar confiança. Se você deseja competir, precisará de um professor. Ah: se juntar um grupo de amigos pra treinar, vai ficar bem mais divertido!

Compro patins do mesmo número que uso os sapatos normais?

Quanto a isso, as opiniões divergem um pouco. Tem gente dizendo que os patins precisam ser dois números maior, outros acham que têm que ser do mesmo número. Eu recomendo experimentar em alguma loja (mesmo que você compre em outra mais barata depois) e ver se ele fica bom no pé. Não pode ser folgado nem apertado demais, tem que encaixar certinho, como um tênis que você sabe que vai usar muito. Falando da minha experiência, eu calço 35 e meu patins é 36. O tipo, o material da bota e o seu objetivo (lazer ou profissional) interferem no jeito que cada patins fica no pé, então na hora da compra tem que olhar cada detalhe.

Deu para aprender bastante, né? Eu já estou bem mais animada para começar a patinar, e você? Vamos procurar alguns modelos juntas? Oba! \o/ Olha só os patins e equipamentos que encontramos em algumas lojas online especializadas!

patins-comprando

O ideal é experimentar antes de comprar, mas, depois de ver modelos tão lindos (amo esses coloridinhos que são mais retrô!) como os que estão aqui em cima, vai ficar difícil resistir! De qualquer forma, se você não tiver como experimentar antes, de repente vale a pena mandar uma mensagem para a loja com a sua dúvida em relação ao número!

1. Patins Iniciante R4B da Patins Rye
2. Kit Proteção Powerslide da Rollings Sports
3. Patins Clássico Traxart Glitter Preto da Hawaii Virtual
4. Patins Powerslide Zeta Woman da Rolling Sports
5. Capacete Traxart da Hawaii Virtual
6. Patins New Millenium Collor Roda Azul amarela da Patins Rye
7. Roller Derby Star da Kanui
8. Capacete Rosa Niggli Pads da Kanui
9. Patins Azul Traxart Expert da Hawaii Virtual
10. Cotoveleira Pocho Pro da Kanui
11. Patins Azul Traxart Glitter da Savana Skate Shop
12. Kit Playlife Pro da Rolling Sports

Se você quiser mais informações, a Manu publicou um vídeo bem legal, que explica um pouco mais sobre tudo isso. Também sempre dá para buscar a opinião de um profissional da área, que com certeza vai te ajudar bastante! Assim como ela disse, tem como aprender sozinha, mas, se você tiver disponibilidade de fazer aulas, por que não? Vá com tudo! \o/ Ops, espera… antes de ir com tudo, tenha cuidado! Haha, mas vá mesmo assim!

Curtiu o post? Tem mais alguma dúvida ou sabe bastante sobre patins e quer acrescentar alguma coisa? Comenta aí!