Unidas, crescemos

22 de fevereiro de 2016
você está lendo Unidas, crescemos
vamos-nos-unir

Reprodução

Competição – mesmo que não declarada – entre garotas: a melhor da sala, a melhor namorada, a mais bonita de todas.
Vídeo de briga entre meninas rolando na internet.
Meninas dizendo “prefiro andar com homens, mulher é (insira aqui um adjetivo ruim)”.
Uma menina achando que outra garota quer roubar o que é dela.
Uma menina desqualificando a outra por uma diferença entre elas.

Para tudo! Não estamos num episódio de “amigas e rivais”. Somos amigas, sim. Somos irmãs. Somos mulheres. O mundo tem espaço suficiente para todas nós. Então vamos nos ajudar, nos respeitar, nos entender e nos amar.

Sim, eu também já tive algum dos pensamentos que iniciaram este post. Entende o problema? Nunca ninguém nos ensinou que precisamos andar juntas. Crescemos pelo caminho errado: o que aprendemos, muito pelo contrário, foi que precisamos superar a outra para chegar ao topo. Claro, ninguém sussurrou exatamente essa frase pra gente enquanto estávamos no berço. Mas tudo foi se encaminhando para ser desse jeito.

Já é difícil o bastante enfrentar o dia a dia e todos os julgamentos invasivos da sociedade. Sozinha, fica ainda pior. Você espalharia um discurso preconceituoso? De cara, pensamos: não. Né? Então também não dissemine ideias misóginas.

Sabe qual é a boa notícia? Sempre há tempo de mudar. De pensar duas vezes e reconhecer o erro antes de reproduzir um discurso de ódio, por “menor” que ele seja. Pode parecer bobagem, uma besteira dita no “calor do momento”. Mas não é.

Comigo aconteceu dessa forma e com você pode ser assim também. Foi importante, primeiro, reconhecer o meu pensamento machista e ter consciência de que, em todos os casos, eu estava apenas tentando me colocar acima de meninas que eram, como eu, apenas garotas. Nada justifica, sabe? Se ela teve um comportamento que me desagradou, não posso desqualificar todo um sexo. Não posso apontar o dedo para a cara dela e dizer que ela é o grande problema da humanidade. Não posso fingir que sou melhor e que não preciso da amizade dela.

Eu não sou melhor e eu preciso dela, sim. Somos iguais e temos que crescer juntas.

Sororidade é uma palavrinha necessária. Ela significa essa criação de laços entre nós, para que a gente se fortaleça e se valorize. A gente tem que olhar pra menina sentada ao nosso lado no ônibus e ver um ponto de segurança. Ela tem que olhar para você e sentir o mesmo. Uma conta com a outra, mesmo que aquela tenha gostos, interesses e pensamentos diferentes.

Se aumentarmos a autoestima da garota que está ao nosso lado, ela fará o mesmo conosco. Seremos indestrutíveis.

Se a gente se amar e criar uma barreira forte, nos empoderando mais e mais a cada dia, ninguém terá forças para quebrar isso. Não vai ser muito mais fácil e lindo de se viver?