Quem é você?

16 de fevereiro de 2016
você está lendo Quem é você?
texto-comportamento

Reprodução/Taya Lv

Você consegue usar apenas três palavras para se descrever rapidamente? Pode ser um pouco complicado, mas é só parar e pensar um pouco. Esta é uma forma simples e prática de tentar entender melhor quem somos.

Por vezes, usamos alguns adjetivos mais gerais: somos comunicativos, elétricos e curiosos, ou talvez tímidos, observadores e sagazes. Tantas opções! É bom quando conseguimos encontrar uma palavrinha que represente um pouco de nós, como se todo o nosso significado coubesse em uma pequena combinação de letras.

Outras vezes, dispensamos um único termo e tentamos nos definir a partir do que gostamos. E não é que isso diz muito sobre nós?

A sua colega do curso de inglês, por exemplo, diria que ama música sertaneja, que planeja ser administradora de empresas e que é louca por filmes de comédia romântica. Certo, foram mais do que três palavras, mas tudo bem, você entendeu que o sentido é o mesmo, não é? É possível se mostrar ao mundo a partir de seus interesses, planos e sonhos.

Agora, imagine só se a gente passasse a se definir de formas diferentes. Esqueça os adjetivos, as preferências e objetivos para o futuro e coloque o foco em sua opinião. O que você acha de dias chuvosos? O que pensa sobre os livros de ficção científica? Como se posiciona com relação àquela questão debatida com afinco nos jornais? Imagine só as conversas e debates que isso tudo renderia!

E nos apresentássemos compartilhando as coisas mais legais que fizemos nos últimos tempos? Seria divertido ver como as suas experiências se encaixariam (ou não) com as de outro alguém. Você poderia dizer que viajou para fora do país, que adotou um gato de rua ou que conseguiu cuidar de uma plantinha nova e a viu florescer. Toda experiência é válida, não é?

Além dessas formas, consigo visualizar muitas outras igualmente distintas de nos apresentarmos, mas a verdade é que somos tão complexos que se descrever sempre parecerá superficial, mesmo que encontremos mil e uma maneiras diferentes de fazê-lo. Se definir de forma rápida acaba sendo um tremendo desperdício.

Vamos nos prolongar, mostrando nossa essência nos mais diferentes aspectos. Muita gente irá se identificar, muitas boas conversas surgirão e, pense bem: o que você vai perder ao se revelar desta forma? Nada. Ninguém precisa ter medo de mostrar quem é. O mundo precisa, cada vez mais, de pessoas que amam ser quem são e não têm receio algum de ostentar toda a sua maravilhosidade por aí.

Que tal você nos dizer nos comentários, de uma forma nova e criativa, quem é você?