você está lendo Dicas espertas para quem quer começar a correr
Foto: Zach Hetrick

Foto: Reprodução/Zach Hetrick

Está pensando em começar a fazer algum esporte e acredita que correr pode ser uma boa? Olha, se você curte fazer atividades ao ar livre e deseja fortalecer os músculos e aumentar o seu condicionamento físico, a ideia não é boa, é ótima! Além de a corrida não custar nadinha (ufa, grana poupada!), ela ainda vai fazer um bem danado ao seu corpo! Mas, como quase tudo nessa vida, é claro que ninguém começa no nível expert, já correndo um mooontão de quilômetros, né?! Por isso, selecionamos algumas dicas que poderão te estimular e ajudar a começar no esporte do jeito certo, de mansinho. Olha só!

  • Consulte um médico antes

Se até então você leva uma vida sedentária, visite um médico para fazer alguns exames! É sempre bom embarcar em um check-up antes de iniciar algo tão novo para o seu corpo, né? O doutor pode pedir, por exemplo, um teste ergométrico para ver como o seu organismo reage ao exercício, o que prevenirá lesões ou o agravamento de alguma doença crônica.

  • Escolha o tênis certo

Eu sei, os tênis no estilo do que aparece na foto do topo do post parecem ser todos iguais! Haha. Aí acabamos comprando os que têm a cor mais bonita e, pronto, já achamos que podemos sair correndo. Nada disso! Existem tênis certos para vários objetivos diferentes, então vale perguntar para um vendedor especializado sobre o modelo ideal para corrida. Se quiser uma boa dica, no geral eles possuem um solado mais macio e com maior amortecimento para absorver o impacto, então é interessante se guiar a partir disso! Mas, além dessa característica, alguns são mais resistentes, outros são feitos de materiais que deixam o tênis bem leve, alguns oferecem solados antiderrapantes… Ih! São muitas opções, viu?

  • Comece caminhando

Essa dica é muito simples, mas extremamente fundamental! O ideal é ir fazendo uma transição gradativa da caminhada pra corrida. Nas primeiras semanas, você pode caminhar, depois ir alternando com trotes de um minuto, por exemplo, e, com o tempo e bem aos pouquinhos, você fará estímulos de trotes maiores do que as caminhadas. Tenha paciência pois leva tempo, é natural! Aliás, em subidas e descidas o esforço é ainda maior, então tente pegar leve e respeitar o tempo certo do seu corpo, ficando de olho na sensação de cansaço e conhecendo seus limites.

  • Capriche na playlist

Sejamos sinceras: com companhia tudo fica melhor, é claro. Mas mesmo que você corra com alguma amiga, com o tempo ambas ficarão focadas no exercício e não haverá muito como conversar. Ou seja, acompanhada ou sozinha, a máxima é tremendamente verdadeira: sem música não rola! Por isso, pode ser bem legal assinar um serviço de streaming (o Spotify tem playlists prontas ótimas) ou montar as suas próprias soundtracks. Se você for apostar nessa segunda opção, a melhor ideia é fazer listas diferentes para cada dia da semana. Sim, mesmo que você esteja muito viciada em uma música e queira ouvi-la o tempo todo (quem nunca?), resista ao impulso de colocá-la em todas as listas, caso contrário você enjoará da coitada e o treino acabará ficando desestimulante. Com músicas diferentes, a motivação só aumenta!

  • Crie uma rotina

Programe-se direitinho com relação aos dias e horários em que irá correr. Não é só porque não é uma aula na academia (com horário marcado e professor esperando) que não tem que ter o mesmo comprometimento, tá?! A responsabilidade é a mesma! Por isso, agende tudo certinho, coloque lembretes no seu mural (você pode ir fazendo “X” nos dias de um calendário!) e programe alertas no celular para o momento pré-treino (pare tudo o que estiver fazendo pra comer e se vestir!), os minutos de alongamento (extremamente necessários, você sabe, né?) e a hora de, finalmente, sair de casa. Você realmente deseja avançar no esporte? Então é mega importante estabelecer uma frequência certa!

Sabemos que, no início, pode parecer um tantinho monótono – acaba dando a maior vontade de pular algumas etapas, mas stay strong! Fazendo tudo certo, você alcançará de forma saudável os seus objetivos. Agora uma notícia boa: todo mundo que pratica corrida há algum tempo se diz apaixonado e fala que o esporte vicia! Você também quer chegar neste nível de sair por aí dizendo “ai, que vontade enorme de correr!” espontaneamente? Então comece agora mesmo que, acredite, um dia será você que estará falando isso! \o/

Curtiu as dicas? Tem mais alguma observação boa ou experiência para acrescentar ao post? Comentaê!