você está lendo Resenha do livro “A Bailarina Fantasma”, de Socorro Acioli

abailarinafantasma-2

“A Bailarina Fantasma” é um livro escrito pela escritora, jornalista, mestre e doutora Socorro Acioli. Você acha que já viu essa capa em algum lugar? Faz sentido: a Bru falou um pouquinho sobre o livro em seu canal do YouTube e também já postou uma foto dele lá no Instagram. Na verdade, esta é uma reedição da capa! Nessa edição da Editora Seguinte, o projeto gráfico é ainda mais bonito, com páginas amareladas e uma diagramação que torna a leitura muito confortável aos olhos. E as ilustrações fofas? Elas separam os atos – que são três.

Sinopse: o Theatro José de Alencar estava prestes a passar por uma grande reforma. Marcelo, um arquiteto especialista em construções antigas, foi contratado para coordenar a obra. Sua missão era fazer com que a casa de espetáculos ficasse exatamente como era no dia da inauguração. Marcelo era viúvo e tinha uma filha, Anabela, que, logo no primeiro dia da reforma, viveu um encontro assustador com o fantasma de uma jovem bailarina – que aparecia no teatro há muitos anos. Mesmo contra sua vontade, Anabela embarcou em uma viagem pelo passado daquele lugar e envolveu-se completamente em uma história de amor, medo e muito mistério, conduzida pelo hálito gelado e a presença da bailarina fantasma, que só poderia ir embora quando resolvesse, com a ajuda de Anabela, algo muito importante – que mudaria a vida de várias pessoas.

Comecei a ler o livro sem antes ter lido a sinopse. Confesso que queria ser surpreendida e, nossa, foi justamente isso que aconteceu. A história começa nos apresentando à menina Anabela, nossa personagem principal, de um jeito bem leve. A impressão que tive foi de que a leitura seria gostosa e despretensiosa, daquelas ótimas para se ler no final da tarde, comendo alguma besteirinha. A escrita da Socorro é bem explicativa e minuciosa, recheando a narrativa de detalhes que não são vistos como um atraso, e sim como algo que acrescenta e deixa a leitura ainda mais prazerosa. Dessa forma, conseguimos nos transportar para a vida da protagonista e entender exatamente como é a sua cidade, sua casa, sua rua e a relação com o pai e com a melhor amiga, Luciana.

Você também percebe que a autora, que é de Fortaleza, faz questão de incluir a história da cidade cearense em meio à ficção. Isso torna o enredo mais rico e, olha que demais, você consegue fazer um tour bastante agregador pela cultura do lugar, que é de se admirar. É claro que (bom, pelo nome do livro dá pra imaginar!) isso acontece em meio ao sobrenatural, mas em nenhum momento rola algo totalmente descabido, sabe? Tudo bem coerente.

Outra boa característica da narrativa é que podemos ter acesso ao ponto de vista de outros personagens. Socorro constrói modos de falar bem peculiares e, de repente, você já está consciente de tudo o que queria saber – e de uma forma que combina com o enredo e deixa tudo ainda mais surpreendente. Eu, que sou a louca dos caderninhos, até fiquei com vontade de fazer anotações sobre algumas partes principais pra montar um dossiê particular! Sim, quando fico envolvida, adoro tirar as histórias do papel para examiná-las melhor. <3

abailarinafantasma-4

Lá pela página 30, acontece o primeiro encontro de Anabela com a bailarina. Prometo não contar mais nenhum spoiler, mas adianto que, a partir disso, vem um turbilhão de emoções. Imagina só: eu acordaria no outro dia às 6h, mas, mesmo assim, não consegui desgrudar os olhos do livro. Eu simplesmente precisava saber o que iria acontecer e virava as páginas feito doida!

O desfecho me fascinou ainda mais. Quando fui dormir (restaram apenas três horas de sono!), me dei conta de que a leitura estava tão empolgante que eu mal consegui parar para bolar teorias a respeito do final. Fiquei tão entretida que não tive o momento de dúvida sobre o que viria e, após terminar o livro, percebi que, mesmo se tivesse feito isso, não teria conseguido adivinhar o fim. E olha que me considero uma pessoa com bastante imaginação, hein?!

Resumo: Para mim, a literatura brasileira saiu ganhando mais uma vez. Sem nem pestanejar, a minha nota é dez! O livro tem surpresas, romance, emoção e, sobretudo, a obra cativa e nos oferece conhecimento. É puro amor! Fiquei com vontade de emprestar o livro pra todo mundo, de ler uma continuação e – por favor, Socorro! – de poder vê-lo nas telas de cinema. Seria incrível!

Se você curtiu a resenha e não vê a hora de ficar tão encantada quanto eu fiquei, é só acessar este link para comprá-lo. Boa leitura!