você está lendo Rotina: exercício todos os dias com o personal

Todo começo de ano é a mesma coisa: a gente promete que vai mudar e criar novos hábitos, mas já na segunda semana de janeiro a empolgação vai diminuindo e tudo acaba voltando ao normal. Isso não vai acontecer comigo dessa vez. Minha principal meta para 2016 é ter uma vida mais saudável e para isso eu decidi me exercitar todos os dias. Seja dançando na frente do espelho, subindo as escadas do prédio, passeando com a minha cachorrinha no bairro, pulando corda, correndo na esteira enquanto assisto um novo episódio de alguma série legal ou assistindo os vídeos da Cassey do Blogilates.

Passei boa parte da minha vida dando desculpas para não sair do computador. Trabalhar em casa é incrível, mas se você não criar uma rotina com horários e objetivos o dia simplesmente passa sem que você se dê conta. Aí o que sobra é a promessa de que amanhã as coisas vão ser diferentes. E elas geralmente nunca são.

Precisei ouvir de um endocrinologista que provavelmente eu teria problemas sérios de saúde (colesterol alto, úlcera, varizes, etc) antes dos 25 se não começasse a praticar algum esporte logo. Aquilo não fazia sentindo nenhum pra mim porque eu sempre me alimentei muito bem: nada de refrigerantes, frituras durante a semana, açúcar nos sucos, muito sal na comida ou fast foods. Ele me respondeu que para algumas pessoas, por conta de fatores genéticos ou stress, apenas ter uma dieta balanceada não é o suficiente para ser saudável.

Pensei em voltar pra aula de circo ou me inscrever numa academia legal, mas no fundo eu tinha a certeza que acabaria desistindo antes mesmo do segundo o mês. O motivo? É difícil ter ânimo pra sair de casa por conta própria e sozinha. Principalmente quando você terá que pegar metrô ou enfrentar o trânsito de São Paulo. Queria conseguir me exercitar sem sair do meu prédio, sabe? Foi aí que durante uma conversa com a Thalita (Rebouças), descobri o treino funcional com personal.

Qual a diferença? No treino funcional o professor ensina a usar os movimentos do nosso próprio corpo como pular, correr, puxar, agachar, girar para gastar muita energia. Com o treino você ganha força, equilíbrio, flexibilidade, resistência e agilidade. Resumindo: emagrece e não é nem um pouquinho monótono. Cada profissional tem um jeito de trabalhar e cada aluno escolhe seguir uma linha de treino, mas no geral o que eu faço pelo menos três vezes por semana é correr, subir escadas, fazer agachamento, lutar boxe, pular corda, percorrer circuitos, usar o trx, fazer abdominais bem loucos, jogar bola e muitas outras coisas. Não é nem um pouco chato. É desafiador. Você quer melhorar a cada dia para chegar no próximo nível e aprender coisas novas. Você conhece e sente músculos do seu corpo que até então você nem sabia que estavam ali.

A única parte ruim é que fica um pouco mais caro que academia convencional (o preço varia de cidade pra cidade), mas no fim das contas vale a pena porque é um treino personalizado feito especialmente para as suas necessidades. Por exemplo, tenho escoliose e preciso tomar bastante cuidado com a minha coluna na hora de fazer exercícios. Fernando, meu professor, sabe disso e quando vai elaborar a aula coloca os exercícios certos. Isso sem falar no fato de você ter companhia e um motivo para sair de casa (o cara tá na porta esperando, né! haha).

No prédio em que moro atualmente existe uma (mini) academia, mas se você não tem uma disponível e não quer gastar grana com academia + personal também dá pra usar algum parque do seu próprio bairro. Pra quem é de São Paulo e está em busca de um profissional bacana, indico o Fernando. Ele é especialista em treino funcional e além de ser muito gente boa, tem paciência pra tirar todas as minhas dúvidas e explicar cada um dos movimentos.

Ufa! Tô feliz em compartilhar essa conquista com vocês. Minha ideia é continuar postando sobre cada treino lá no Instagram e no Snapchat, mas queria muito fazer um post mais completinho aqui no blog também. Se vocês tiverem alguma dúvida, deixem nos comentários do post.

Agora eu é que quero saber: alguém aí também treina com personal? :)