você está lendo 10 livros incríveis pra ler nas férias!

Férias! <3 <3 <3 Tempo de relaxar, fazer nada e colocar as pernas pra cima. Ê, coisa boa! Nesses dias, tem coisa melhor do que ter com a gente um bom livro? Montamos um post com dicas de títulos legais pra ler durante o período longe da escola ou faculdade. Tem drama, romance e fantasia. Ou seja, tem opção pra todos os gostos!

A Lista Negra – Jennifer Brown – Editora Gutenberg

Você já desejou que alguém morresse? Isso aconteceu com a Valerie – só que o desejo dela virou realidade. E pior: o assassino é alguém que ela ama. Ai, será que dá pra ficar mais tenso do que isso? O namorado da Valerie, Nick Levil, atirou em vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Valeria também é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que criou com Nick, a lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. Foi essa lista que fez com que o cara escolhesse em quem atiraria. Valerie vai ser forçada a enfrentar uma realidade muuuito difícil. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, e passando por problemas com praticamente todo mundo, ela precisará encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas.

A 5ª Onda – Rick Yancey – Editora Fundamento

O livro mostra a Terra sendo invadida por uma raça alienígena. Nada legais, eles lançam sobre o planeta ataques chamados de “ondas”. A primeira onda causa um apagão global. A segunda, um tsunami que elimina boa parte dos humanos. Na terceira, uma praga viral transmitida por pássaros mata mais de 90% da população. Já na quarta, os próprios alienígenas se infiltram entre os humanos que sobraram, deixando todo mundo em dúvida sobre quem está a seu lado. Vivendo em um ambiente de medo, Cassie entra em uma jornada definitiva para tentar salvar seu irmão mais novo. Ao mesmo tempo, ela se prepara para a terrível quinta onda. A garota se juntará a um rapaz que pode ser sua última esperança. Mas será que ele é confiável? Quer outro motivo para ler o livro? No dia 21 de janeiro, estreia a adaptação da obra nos cinemas daqui. E quem interpreta a Cassie é a maravilhosa Chloë Grace Moretz. Assista ao trailer do filme!

A Rainha Vermelha – Victoria Aveyard – Editora Seguinte

Na vida de Mare Barrow, tudo é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare (e sua família) são vermelhos: humildes e destinados a servir uma elite prateada, que tem poderes sobrenaturais. Mare rouba o que pode pra ajudar sua família a sobreviver e não tem muitas esperanças de ir embora da vila pobre onde vive. Maaas, numa reviravolta, ela consegue um emprego no palácio real e descobre que tem um poder misterioso. No meio das intrigas dos nobres prateados, Mare e suas ações vão gerar consequências que colocarão a garota contra seu próprio coração.

A Garota No Trem – Paula Hawkins – Editora Record

Rachel sempre pega o trem das 8h04 da manhã de Ashbury para Londres. O caminho ela conhece como ninguém: galpões, caixas d’água, pontes e casas fofas. Em um momento do percurso, o trem para no sinal vermelho. De lá, Rachel observa todos os dias a casa número 15. Ela é meio obcecada pelos belos habitantes – que, para a garota, se chamam Jess e Jason (e parecem viver uma vida de sonho). Isso até testemunhar uma cena chocante, pouco antes de o trem seguir viagem. Dias depois, Rachel descobre que Jess (que, na verdade, se chama Megan) está desaparecida. Sem conseguir deixar isso de lado, ela decide contar o que viu pra polícia. E acaba não só participando do que acontece depois, como também da vida das pessoas que, antes, ela via apenas de fora. Deu muita vontade de ler, sim ou claro? O livro vai ganhar uma adaptação para o cinema ainda em 2016, com a atriz Emily Blunt dando vida à protagonista.

Enfim, 30 – Camila Fremder e Jana Rosa – Editora Paralela

Ih… Crise dos trinta anos? Quem disse? É claro que não: os trinta são inesquecíveis! Tem de tudo: saúde, vida social, trabalho, moda, astrologia, numerologia, filhos (ou não), amor e relacionamentos, tecnologia… com um texto sempre bem-humorado, as autoras falam sobre o que viveram e pesquisaram a respeito de todas essas coisas da vida.

Sombra e Ossos – Leigh Bardugo – Editora Gutenberg

O primeiro livro da “Trilogia Grisha” conta a história de Alina Starkov, uma órfã de guerra. Ela é cartógrafa e, em uma das expedições que faz à Dobra das Sombras (uma faixa de escuridão cheia de perigos), Alina vê Maly, seu melhor amigo (e por quem é apaixonada) ser atacado pelos monstros e ficar ferido. Quando tenta protegê-lo, descobre um poder que nunca soube que tinha. É então que Alina é levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Depois de descobrir um segredo que pode dividir o seu coração em dois, ela vai entender que sua vitória – ou sua derrota – está por um fio.

Troca de Mensagens Entre Sherlock & Watson e Outras Conversas dos Nossos Personagens Favoritos da Literatura – Mallory Ortberg – Editora Record

Olha que ideia divertida! Como o próprio nome do livro já deixa bem claro, a autora reuniu vários diálogos ficcionais, em forma de SMS, entre os personagens mais famosos da literatura. Tem “Harry Potter”, “Jogos Vorazes”, “Peter Pan”, “Orgulho e Preconceito”, “Hamlet”… O livro tem pouco mais de 200 páginas e em apenas algumas horas você consegue ler tudo.

Outlander: A Viajante do Tempo – Diana Gabaldon – Editora Saída de Emergência

Em 1945, no fim da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido e sai com ele em lua de mel. O destino é Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela vai até um antigo círculo de pedras e testemunha rituais misteriosos. Alguns dias depois, Claire volta ao local e, de repente, algo bizarro acontece: ela se vê em 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros. A enfermeira percebe que foi arrastada para o passado! Ao conhecer Jamie, um guerreiro escocês, Claire vai ficar com o coração bem dividido… Os livros deram origem ao seriado “Outlander”. Se você ainda não conhece, clique aqui!

Como Eu Era Antes de Você – Jojo Moyes – Editora Intrínseca

Dica para quem gosta de romance! Na trama, Louisa Clark é uma garota que mora com os pais, a irmã (que é mãe solteira), o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados. Trabalha como garçonete num café e namora Patrick, um triatleta que não parece muito empolgado com o namoro. Quando o café fecha, Louisa precisa procurar outro emprego e consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico, Will Traynor, um cara inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta a raiva e a tristeza em quem estiver por perto. O que Will não sabe é que Lou vai mudar a sua vida. O livro vai virar filme! A estreia está marcada para março lá nos EUA. Os protagonistas serão interpretados pela Emilia Clarke e pelo fofo Sam Claflin (saudades, Finnick!).

Golen e o Gênio – Helene Wecker – Editora DarkSide

Se você gosta de mitologia, ficção e fábulas mágicas, precisa ler este livro! Na história, Chava é uma golem, criatura feita de barro, trazida à vida por um rabino envolvido com os estudos alquímicos da Cabala. Ahmad é um gênio, ser feito de fogo, nascido no deserto sírio, preso em uma antiga garrafa de cobre por um beduíno. Atraídos pelo destino, Ahmad e Chava tornam-se amigos e companheiros de alma, desafiando suas naturezas opostas… Até a noite em que um acidente os separa.

Aproveitem pra contar nos comentários quais livros vocês estão lendo no momento – e também se ficaram com vontade de começar algum dos que indicamos acima! :D