você está lendo Uma história sobre amor e faculdade

namoro-e-faculdade

O telefone tocou e ele disse em poucas palavras a frase mais difícil que eu já ouvi: passei na faculdade. Eu deveria comemorar. Deveria me sentir feliz. Mas aquela notícia tão boa veio com um adendo. Um detalhe que mudaria todo o resto. A faculdade, o tão sonhado curso de engenharia em uma federal, era em outro estado. A milhares de quilômetros de mim. Longe de tudo o que nós planejamos nos últimos anos. A possibilidade se transformou em realidade e eu não fazia ideia do pensar. É egoísmo sentir tristeza ao ver a felicidade de quem a gente ama, né? Virei a vilã da minha própria história.

Queria conseguir disfarçar melhor, mas é difícil esconder um sentimento quando os nossos olhos aprendem a falar. Com ele foi sempre assim e eu realmente não queria me lembrar do quanto a vida é solitária sem uma boa companhia. Mas a vida é mais do que encontrar alguém. Também precisamos ser alguém. Para ele parte desse processo inevitavelmente aconteceria sem mim.

Foram dias intensos e complicados. Eu tinha medo que cada coisa estivesse acontecendo pela última vez então fechava os olhos com força antes de dormir mentalizando os melhores momentos do dia ao lado dele. Não queria perder nenhuma lembrança. Todos os detalhes me fariam falta. Bem, eu não estava enganada.

O tempo começou a passar em uma velocidade diferente depois que ele entrou naquele ônibus. Não sai do meu quarto por dias. Deixei o celular tocar até a bateria acabar. Não era ele. A voz dos meus pais me irritava tanto que eu só tirava o fone de ouvido pra tomar banho. Nossa música. Usar as redes sociais só me deixava mais triste. Meu ciúme se multiplicava a cada clique.

Sentia nosso amor mais fraco a cada momento especial que eu não estava presente. Só ele falava durante as ligações e aquela era a melhor parte do meu dia. Era uma droga responder que não tinha nada de legal pra contar. E aí eu percebi que me transformei numa chata. Precisava pelo menos tentar ver as coisas de outro jeito. Foi o que eu fiz. Fiz novas amizades no cursinho e coloquei na cabeça que estudaria muito pra conseguir passar em uma faculdade legal também. Arrumar um emprego legal e ter grana pra fazer aquela viagem.

Moral da história? Amar é compartilhar momentos com alguém que realmente se importe. Às vezes a gente tem que fazer isso de longe, tudo bem, desde que os dois tenham tempo pra ouvir e boas histórias pra contar. O resto a gente resolve depois.

*Para ler mais crônicas assim é só comprar o livro “Eu não sei nada sobre o amor” na banca mais próxima de você.