você está lendo Férias: uma semana em São Miguel dos Milagres

virada-em-sao-miguel

Comecei o ano com o pé direito e cheia de histórias pra contar. Passei a última semana de 2015 lá no interior do estado de Alagoas. Sem sinal ou internet, numa cidadezinha tranquila chamada São Miguel dos Milagres. Um amigo do Pedro alugou casa na região e pra celebrar a virada do ano, participamos do famoso Réveillon dos Milagres. Uma semana inteira de muita festa à beira mar organizada pela equipe Tamo Junto + FishFire. Postei algumas fotos lá no Instagram, mas resolvi fazer esse post pra contar um pouquinho mais de como foi viver essa aventura.

Chegamos no dia 27/12 num voo da madrugada direto para Maceió. A estrada para Milagres é bem sinuosa, então demoramos mais de duas horas para fazer os 106 km de carro. Se você também tem medo de viajar à noite recomendo que pegue um outro voo ou fique um dia na capital pra explorar um pouquinho mais da orla (ótima pra caminhar e jantar) ou das piscinas naturais (30 reais por pessoa).

Milagres ou São Miguel, como o pessoal de lá costuma chamar, é bem pequena e quase não tem infraestrutura (caixa eletrônico, farmácia, mercado, lojas, etc). Alguns estabelecimentos aceitam cartão, mas vale a pena levar dinheiro vivo para possíveis emergências. Se a ideia for ficar mais tempo ou alugar uma casa mobiliada, compensa passar em algum marcado em Maceió pra comprar alimentos.

Aí vocês me perguntam: vale mais a pena alugar casa ou ficar em pousada? Depende do que você deseja, do tempo que vai ficar e da grana que planeja gastar. Particularmente acho que ficar num hotel ou pousada é uma experiência mais tranquila. Não se preocupar com comida, segurança, cozinheiro e localização facilita bastante a vida. As pousadas mais famosas da região (Pousada do Toque, Angá Beach Hotel, Casa Acayu, Pousada Origami e Pousada da Amendoeira) não ficam tão longe dos restaurantes e atrações.

A praia da cidade é linda e água beeeeem clarinha. É um destino legal para pessoas que não gostam de multidão (eu eu eu!) e querem mais tranquilidade nas férias. Não cheguei a fazer nenhum passeio especial na região, mas quando perguntei lá no Instagram recomendaram bastante a praia de Maragogi, visitar o Projeto Peixe Boi e as piscinas naturais da Rota Ecológica.

Você tá em busca de música, gente bonita e festa? Na última e primeira semana do ano diariamente acontecem festas temáticas por lá. Em 2016 os temas foram: Flower Power, The Oscar Goes to Milagres, I Belive in Miracles, Réveillon dos Milagres e Esbórnia. Tudo com bebida de graça, food trucks variados (média de 25 reais o prato) e shows bacanas (assisti um da banda Jammil e Uma Noites). Vale a pena ressaltar que os ingressos dessas festas acabam em 20 minutos e começam a ser vendidos em agosto.

Outra dica legal é o Bar de Praia. Um espaço na Praia do Marceneiro montado especialmente para o Réveillon dos Milagres. Eles oferecem serviços e comodidades que agradam todos os gostos como lounges à beira mar, música ao vivo, DJs convidados e serviços de praia. Para quem curte esportes e ecoturismo, eles também disponibilizam pranchas de stand up paddle, slackline e bicicletas. Os ingressos são vendidos no site e na hora (o valor pode variar de acordo com a demanda). Se você não quiser gastar 150 reais pra entrar no bar, bem na frente eles montaram uma vila com alguns restaurantes, lojinhas e o QG da Stylife. Ali e na praia o acesso é totalmente livre.

Já visitei algumas praias nordestinas e a de Milagres se tornou uma das favoritas. Só não está no topo da lista porque a cidade precisa de mais estrutura urgentemente para receber toda essa quantidade de turistas. Caixa eletrônico faz falta, principalmente quando o sinal não funciona e na maioria das vezes o cartão de crédito não serve pra nada. Também seria legal pensar num projeto para incentivar a cultura e o artesanato local. Não seria uma má ideia montar uma feirinha daquelas típicas de cidades litorâneas. É isso! :)

E aí, gostaram das fotos? Alguém aí conhece São Miguel dos Milagres e quer compartilhar mais dicas? Deixem nos comentários do post.