você está lendo Truques que farão você parecer um MasterChef

dicas-cozinha-masterchef

O MasterChef acabou ontem, mas, pra você, ele está só começando! Reunir os amigos e cozinhar é sempre uma boa ideia. A gente consegue juntar boas companhias, um papo legal e pratos deliciosos de uma só vez! E o melhor é que, geralmente, sai bem mais barato do que comer num restaurante, sem contar todo o processo de cozinhar, que sempre rende boas memórias! O quê? Você não sabe cozinhar muito bem? Eu também não, mas garanto: com as dicas e truques deste post, todos os convidados vão pensar que você saiu direto do MasterChef! :P Olha só!

bolo-fofinho

  • Para um bolo fofinho

A minha mãe sempre colocava o fermento na geladeira, até descobrirmos que a mudança de temperatura tende a alterar a textura e o sabor dele. Para testá-lo, basta colocar um pouquinho do ingrediente em um copo d’água em temperatura ambiente. Se o pó borbulhar, significa que está ok! Para o bolo ficar bom, use os outros ingredientes também em temperatura ambiente, tá?

molho-de-tomate

  • Para o molho que queimou

Eita! Se enrolou com o tempo, perdeu a mão e o molho acabou queimando? Sem problemas. É só passá-lo para outra panela, colocar uma pitada de açúcar e continuar cozinhando mais um pouquinho. O gosto ruim de molho queimado irá embora!

arroz-soltinho

  • Para um arroz mais soltinho

Use água quente no preparo! Sim, a gente costuma colocar a água logo de uma vez e pronto, né? Mas se você esquentá-la antes de começar a preparar o arroz, pode deixá-lo mais soltinho, pois a água fria retarda o cozimento. Outra boa dica é usar umas gotinhas de suco de limão, que também ajudam a deixar o arroz mais leve!

sal-na-agua

  • Coloque sal na água de cozimento

Vai cozinhar algum legume? Então coloque um tantinho de sal na água para evitar que as células vegetais se rompam. Os legumes ficarão mais gostosos!

cortando-cebola

  • Cortando cebola sem chorar

Gente, não é uma dificuldade cortar cebola? Parece que algo realmente muito triste aconteceu. Hahaha! Já tentei colocar óculos e muitas outras técnicas pra não acabar chorando, mas nada adiantou – até que descobri que deixar a cebola no freezer por dez minutos antes de cortá-las evita a liberação das enzimas que tanto irritam nossos olhos. Ufa!

temperos

  • Substitua o sal por alguns temperos

A gente sabe que o sal pode causar aumento da pressão arterial e levar a problemas de saúde, né? Pois então! Em várias receitas, você pode trocá-lo por ervas como manjericão, coentro ou alecrim. E também tem outras menos conhecidas que também deixam a comida saborosa, como o estragão (parece bastante com erva-doce), que traz um sabor levemente adocicado e muito bom, ou o tomilho, que, além de ser saboroso, ainda decora o prato!

Ai, e não é que esse post me deixou com uma fome danada? Vou ali dar uma olhadinha na geladeira e, enquanto isso, você pode deixar um comentário ensinando outra dica legal! <3