você está lendo Cinco livros que vão te ajudar a escrever bem

livros-escrever-bem-2

Quer aprimorar a sua escrita? Se você sempre sonhou em escrever um livro, gosta de publicar textos na internet, curte escrever sobre os seus sentimentos ou apenas quer mandar bem nas redações do vestibular, talvez a ideia de comprar alguma obra que vá te ajudar a escrever melhor seja uma boa pedida. Dia desses, a Bru indicou exatamente o título que aparece na imagem deste post e eu não pensei duas vezes, corri pra comprá-lo! E não é que ele ensina um tanto gigante de coisas legais, mesmo? Pretendo trabalhar (e treinar) a minha escrita cada vez mais e aposto que, se você também quer isso, vai adorar as sugestões literárias de hoje!

“Guias do Escritor” é uma coleção que oferece manuais práticos para ajudar quem quer dominar a arte da escrita. “Os Segredos Da Criatividade” é um dos volumes da série e, nele, podemos encontrar as chaves para conseguir escrever a qualquer momento, eliminando bloqueios (que sempre aparecem) da criatividade, compreendendo todas as etapas do processo criativo e tendo acesso a várias dicas sobre como se apropriar de outras leituras (referências, né?) para colocar suas ideias no papel. São 104 páginas que passam voando! Leitura supergostosa que vai te deixar com vontade de pegar o caderno e a caneta correndo!

O “Como Narrar Uma História” também é da mesma coleção da série “Guias do Escritor” e da mesma autora, Silvia Adela Kohan. Neste livro, aprendemos que contar histórias é fácil, mas transformar ideias em uma narrativa que faça sentido requer técnicas elaboradas, que são explicadas com dicas sobre criação de atmosfera e captação de individualidade de um personagem, além de exemplos de formas narrativas, modos de planejar um relato e muito mais.

Este livro é bem famoso! A autora Francine Prose estimula o que ela chama de “close reading”, que é uma leitura atenta e minuciosa do texto. Uma vez lendo bem, logo aprenderemos a escrever bem, certo? Compreender detalhes e captar intenções do autor faz com que a gente aprenda muito. E é disso que o livro fala, das decisões feitas pelos autores em suas histórias e da importância de cada gesto e detalhe para a criação de uma trama. No final, ainda há uma lista incrível de leituras recomendadas!

Como estimular a curiosidade do leitor? “Como Melhorar Um Texto Literário” vai te explicar direitinho! Este é mais um livro da série “Guias do Escritor”. Vocês me perdoam o repeteco? É que esta coleção é muito boa, mesmo. :P O livro fornece todas as ferramentas necessárias para o aprimoramento de um texto literário, como, por exemplo, o processo de caracterizar e construir adequadamente os personagens ou manipular/lidar com a passagem temporal. Eu sempre tive curiosidade sobre como meus autores favoritos conseguiam adaptar o ritmo da narrativa de acordo com o tempo!

Miga, sua louca! Tá com medo de escrever? Pare e comece agora mesmo. Se tem ideias, coloque-as no papel! Ou na tela do computador, é claro. Hehe. Em “Perca o Medo De Escrever”, a autora Inez Sautchuk nos mostra as principais dificuldades na produção de um texto, que, muitas vezes, acontecem com a gente, mas não sabemos identificar. Depois, ela propõe soluções para que a escrita ocorra de maneira eficiente e natural.

Alguns destes livros funcionam mais como manual e outros como uma grande reflexão, mas todos valem a compra, viu? Tanto para aprender a escrever melhor quanto para levar os ensinamentos pra vida. Gostou das indicações? Se você tiver mais algum do tipo para indicar, é só dizer nos comentários!