Quero te ouvir falar

28 de novembro de 2015
você está lendo Quero te ouvir falar

desabafe

Ei, não precisa guardar tudo isso dentro de você. Ficar remoendo não vai te levar a lugar algum, sabe? Comece a falar, mesmo que as palavras saiam embaralhadas. No menor dos olhares, eu prometo que vou entender.

Olha, se preferir, você pode até pegar aquela música da qual tanto gosta e colocá-la para tocar, já que a letra diz tanto. Vai dar pra ter noção do que você está sentindo agora. Podemos ouvi-la juntos e, depois, tentar conversar um pouquinho. Eu sei que falam para não “mexer na ferida”, mas eu acredito que ela cicatriza muito mais rápido quando a gente cuida.

Ninguém precisa te dar chave alguma, você já a tem. Então abra as portas que foram fechadas daquele jeito tão firme e deixe tudo que te magoa sair. Não reprima, não esconda. Eu sei, tem coisas que a gente prefere guardar para nós mesmos pra um dia, quem sabe, esquecer, não é?

Quero que você saiba que pode falar tudo, contar cada detalhe e se despir de qualquer vergonha ou sentimento ruim. Pode se abrir por inteiro, externalizar memórias e deixar quem te ouve compartilhar isso tudo com você. Uma fardo grande pesa. Se a gente dividi-lo em pedacinhos, cada um pode levar um pouco. Com as palavras também é assim: quando se juntam em pensamentos ou recordações que doem, ficam aprisionadas em nossas cabeças e parecem pesar toneladas. Então deixe-as livres para que saiam por aí, leves como folhas.

Elas podem até voltar, eu bem sei. Mas vai ser diferente. É um processo, entende? Toda vez que você fala, elas saem e voltam um pouco mais tênues. E são frágeis, como são! Vão ficando mais leves, delicadas, suaves e vaporosas até que, finalmente, tornam-se imperceptíveis. E cadê aquela lembrança ruim que estava aqui? Eu nem me lembro mais!

Não pense que é besteira – e nem que o ato de falar, uma vez que não vai solucionar o problema, não vale a pena. Tente. É só deixar as palavras fluírem. Apenas desabafe.