você está lendo Os livros de detetive mais legais de todos

livros-de-detetive

Nunca me interessei muito por livros policiais, aqueles protagonizados por um detetive. Já tinha lido um da Agatha Christie, superfamosa no ramo, mas não consegui embarcar no enredo. Até que a autora de Harry Potter, J.K. Rowling, escreveu seu primeiro livro do gênero, sob o pseudônimo de Roberth Galbraith, e eu, como potterhead assumida, comprei a série para ler. O resultado? Fui conquistada e não consegui desgrudar os olhos das páginas enquanto não terminei a história. Criei inúmeras hipóteses e, ao final de tudo, ainda me surpreendi lindamente! Nada daquilo que a gente vê em alguns filmes policiais, quando bem no meio do enredo você já percebe quem é o grande culpado, sabe? Acabei me apaixonando pela história do detetive Cormoran Strike e ainda rodei a internet buscando outras indicações de livros tão incríveis quanto estes. Caso você esteja na mesma busca, vou facilitar pra você! Olha a minha lista de títulos imperdíveis:

Miss Marple está em 12 contos e 20 romances policias de Agatha Christie. Em “Assassinato na Casa do Pastor”, a famosa britânica faz sua primeira aparição e já nos conquista de cara. A anciã se assemelha muito com a personificação de uma típica vovó com roupas de lã, sempre tricotando e tirando as ervas daninhas de seu jardim. Porém, por trás disso tudo, há uma mente lógica e afiada e um conhecimento intenso a respeito da natureza humana, com todas as suas fraquezas, truques e forças. O livro acontece no pacato vilarejo de St. Mary Mead, onde há quinze anos não ocorre um homicídio: as pessoas discutem a vida alheia tomando chá. Quando um sangrento crime acontece na casa do pastor, o alvoroço é grande e os fatos vão se desenrolando pouco a pouco. Vale ressaltar: ela é a única detetive mulher da nossa lista. Pena, né? Se vocês souberem mais livros do gênero que sejam protagonizados por mulheres, contem nos comentários, aí aumentamos a listinha!

O que dizer deste detetive, que mal conheço e já considero pacas?! Haha. Assisti ao filme de 2009, estrelado por Robert Downey Jr. (oi, Homem de Ferro!) e gostei bastante, mas dizem que os livros são ainda melhores. É por isso que ele é um dos detetives mais famosos do mundo, né? O escritor escocês Arthur Conan Doyle criou Sherlock em 1887 e, desde então, as aventuras do mestre da investigação atraem inúmeros leitores. Existem muuuitos livros sobre ele, mas achei interessante este box, que reúne quatro romances e 56 contos sobre as aventuras do detetive com faro e astúcia sem igual e que sempre nos leva às fontes menos óbvias!

Jackaby é um detetive diferente: ele diz ser capaz de identificar o sobrenatural. Sentiram os calafrios aí do outro lado? Aqui o medinho já bateu! Neste livro, conferimos a história de Abigail Rook, que deixou sua família na Inglaterra para encontrar uma vida mais empolgante além dos limites de seu lar. Entre caminhos e descaminhos, no gelado janeiro de 1892, ela desembarca na cidade de New Fiddleham em busca de um emprego de verdade. Durante a procura, acaba indo diretamente ao encontro de Jackaby, o estranho detetive. Contratada como assistente, em seu primeiro dia de trabalho Abigail se vê no meio de um caso emocionante: um serial killer está à solta na cidade. A polícia acha que se trata de um vilão comum mas, para Jackaby, o assassino com certeza não é uma criatura humana. Será que Abigail conseguirá acompanhar os passos desse homem tão excêntrico? Ela finalmente encontrou a aventura com a qual tanto sonhara? As resenhas deste livro falam que o mistério é muito bem amarrado. \o/

Mais uma obra de Agatha Christe, mas desta vez o detetive em questão é Hercule Poirot, um cara nada modesto e um tantinho rabugento que diz poder resolver um mistério sentado em sua poltrona. Em “Assassinato no Expresso do Oriente”, Hercule Poirot é abordado por Ratchett, um americano desesperado que teme pela própria vida. Depois disso, o pior acontece e o sujeito é encontrado morto com 12 facadas em sua cabine. Então, o famoso detetive belga precisa pôr o cérebro para funcionar e reunir as pistas que levarão ao assassino. No fim, uma surpresa: depois de se debruçar sobre uma complicada trama que envolve mentiras e falsos indícios, Poirot apresenta não uma, mas duas geniais soluções para o crime. Quem aí também ficou super curiosa? :P

Cormoran é é um cara que, após perder sua perna em uma mina do Afeganistão, começa a trabalhar como detetive particular. Os negócios não vão assim tão bem quando, a pedido de um novo cliente, ele começa a investigar o suicídio de uma supermodelo. Dica: você vai adorar Robin Ellacott, a nova assistente de Strike! Confesso que li algumas resenhas dizendo que a leitura é um pouco arrastada, mas, para mim, isso não foi problema algum. Gosto quando o livro tem bastante conteúdo e faz uma investigação extensa de tooodo o crime para não ficar nenhum nó solto, e é isso que acontece aqui! Depois desse livro, Robert Galbraith (ou J.K., se quiser chamar pelo nome real!) ainda lançou o segundo da série, “O Bicho da Seda”, também muito bom e com uma história incrível. A escritora já disse em várias entrevistas que escreverá muitos livros do detetive. Ainda bem!

São cinco histórias do mesmo gênero, porém bem diferentes entre si, né? Vale lembrar que todos são estrangeiros, já que (ainda!) não conheço nenhum do tipo escrito por um brasileiro. Mas estou superdisposta a conhecer, viu?! Se souber de alguma obra interessante, não hesite em dar a dica. \o/ E aí, quanto aos livros que apareceram no post, você já leu algum deles? Conhece outro para indicar pra gente? Vamos conversar mais sobre isso nos comentários!