você está lendo Decoração: 10 referências que usei na obra

casa-dos-sonhos-bruna-vieira

Desde que o sonho de comprar um terreno e construir uma casa praticamente do zero se tornou realidade, meu radar para estilos de construção e ideias de decoração voltou a funcionar como nunca. Confesso que eu já me interessava bastante pelo assunto por conta dos anos jogando The Sims (vício!) e assistindo séries americanas com casas maravilhosas, então com o projeto tive a oportunidade de organizar e usar todas as minhas referências numa obra de verdade.

Ainda bem que inventaram o Pinterest! Meus painéis por lá me ajudaram bastante na hora de passar pra construtora o que eu realmente queria. Às vezes uma ideia parece bem clara na nossa cabeça, mas na hora de explicar nem sempre a outra pessoa consegue visualizar exatamente o que queremos. É por isso que mostrar direto o resultado que você espera facilita tanto. A chance de uma falha na comunicação e muita dor de cabeça num estágio já avançado da obra diminuem bastante.

Quem tá acompanhando a série de vídeos no Youtube já viu algumas das imagens que usei como referência pra obra, mas pra facilitar e deixar tudo registrado aqui no blog decidi fazer alguns posts explicando detalhadamente porque escolhi aquela foto e o que de fato será possível usar na obra de acordo com a nossa verba, modelos de marcas nacionais e afins. Acho que post vai ajudar bastante quem também tá construindo ou reformando.

1. Suporte para a televisão

suporte-360-para-tv

Essa foi uma sugestão que vocês deixaram nos comentários do último vídeo e eu amei! No andar onde será o escritório/quarto/estúdio escolhi não colocar paredes entre os ambientes. A ideia era criar um loft mesmo, sabe? Tudo pra facilitar na hora da gravação. Dessa forma eu não teria que me preocupar com a distância entre o tripé e a cena do vídeo (quem é youtuber vai me entender!). A questão é que como temos janelas em quase todas as paredes, não consegui encontrar outro lugar para a televisão. Eu não queria colocar um daqueles móveis com nicho (que eu adoro!) porque assim só poderíamos usá-la de um determinado ângulo. Com esse suporte que vem do teto ela ganha mais flexibilidade e pode ser vista de qualquer espaço do andar. Minha ideia é ao invés de usar um móvel pequeno como essa da foto, ligar o tubo em uma cômoda branca cheia de gavetas tipo essa.

2. Sofá cinza em L

sofa-cinza-em-l

Sofá não foi feito pra ser bonito ou sofá bom é sofá confortável. Minha mãe sempre disse isso e eu não a ouvi quando fui escolher os móveis do meu apartamento em São Paulo. Resultado? Me arrependi. Agora, pra casa nova, tô pensando em colocar um sofá em L no estilo desse que aparece na foto. Temos espaço na sala de tv e como a família é grande e temos sempre visita, cabe todo mundo ali.

3. Pendentes e itens cobres na decoração

sofa-cinza

Contei em algum vídeo do canal que estou obcecada por objetos feitos ou com revestimento de cobre. Tenho várias fotos lá no Pinterest, mas essa mostra bem como essa cor deixa o ambiente mais sofisticado. Ainda não decidi qual será o estilo do pendente da sala e cozinha (redondo, pequeno, com relevo, etc), mas quero que seja nesse tom.

4. Frigobar colorido e vintage

frigobar-vintage

A cozinha da casa fica no térreo e eu provavelmente passarei a maior parte do tempo no primeiro. Meus horários são bem loucos e normalmente prefiro escrever, fazer os posts do blog e gravar de madrugada. Então, pra facilitar a minha vida e deixar meus pais mais sossegados, pensei em colocar um frigobar no piso superior. De todos que olhei na internet, esse da Brastemp foi o que mais me agradou. Ele é vintage e por ser colorido, deixa o ambiente mais alegre.

5. Sofá aconchegando na sacada/varandinha

sacada-bruna-vieira

Quando vi essa foto pela primeira vez minha ansiedade aumentou ainda mais. Imagina ter um cantinho assim na sua casa pra assistir o pôr do sol ou ler um livro? Ainda não decidi como serão os móveis, mas imaginei algo nesse estilo mesmo.

6. Espelho com luz indireta de LED

espelho-com-luz-indireta

Há alguns meses fiquei hospedada num hotel que tinha luz indireta no espelho do banheiro. Como funciona? Eles colam uma fita de LED atrás do espelho (meu pai disse que não é difícil de achar pra comprar!). Fica bonito visualmente, dá um estilo pro cômodo e facilita bastante a vida de quem vai aprontar ali. A luz fica mais suave e dá pra ver todos os detalhes da maquiagem, sabe? Fica parecendo espelho de salão de beleza mesmo. Muito chic!

7. Estante de livros em L

estante-de-livros-em-l

Meu sonho sempre foi ter uma estante assim até o teto (tipo a do Sherlock Holmes). Tenho muitos livros e atualmente eles ficam espalhados pela casa. Dessa forma terei um lugarzinho para organizá-los e de quebra ganho também um cenário interessante para os vídeos do canal. Já consigo imaginar!

8. Penteadeira com gavetas e portas

penteadeira-com-gavetas-e-portas

Quebrei a cabeça tentando encontrar um lugar para a penteadeira e a solução veio graças aos comentários que alguns de vocês deixaram nesse nesse vídeo. A tal parede que seria demolida vai ficar e vai ganhar uma penteadeira planejada como essa da foto. Gosto desse modelo porque ele tem onde guardar e organizar todos os produtos. Deixar tudo exposto acaba pesando um pouco o ambiente, sabe? Assim fica tudo mais clean e prático.

9. Revestimento que imita tijolinhos na cozinha

tijolinhos

Para a cozinha e um dos banheiros escolhi um revestimento bem parecido com essa da foto. O METRO WHITE, da Eliane, foi a opção nacional mais interessante que encontrei nas lojas. Gosto porque é delicado, clean e ao mesmo tempo diferente. Se você não curtir pelo fato de ser branco, a linha metro tem também nas cores vermelho, preto, azul, roxo, cinza, creme e verde.

10. Portas e janelas francesas

french-window-and-door

Sabe essas portas e janelas com quadradinhos de vidro? Sempre achei tããão lindo! Encontrei várias referências na internet usando o termo “fresh widow” e aqui no Brasil, optei pela marca Claris da Tigre. São janelas e portas de PVC com isolamento acústico e uma qualidade superior quando comparadas com modelos de outros materiais tipo madeira, alumínio, etc. Elas ainda não foram instaladas na obra, mas logo mostro com detalhes o resultado para vocês.

Bom, por enquanto é só! Espero que vocês estejam gostando de acompanhar essa fase tão importante da minha vida e aqui do Depois Dos Quinze também. Ah, e já adianto: tô preparando muitas novidades para vocês nos próximos meses.