você está lendo A mágica da gratidão

agradecendo-thankful-vida

Ei! Já parou para pensar o quanto é bom poder estar lendo esse texto, agora? Pois é. Assim como todos os dias anteriores, hoje você acordou. Viu alguém que você ama? Comeu uma fruta fresquinha? Teve alguma oportunidade, por menor que ela seja, que sabe que milhares de pessoas no mundo não terão? Então agradeça. Somos acostumados a pensar primeiramente em tudo que não temos. Buscamos todos nossos objetivos e nos colocamos como robozinhos programados para pedir para todas as energias positivas do mundo nos ajudarem a chegar ao que queremos. Você sabe que faz isso, né? Seja qual for a sua crença ou religião, esse comportamento é comum e acontece com mais frequência do que podemos imaginar.

Não sei se já há alguma pesquisa científica que ligue felicidade ao agradecimento diário, mas com certeza há alguma ligação nisso. Sabe que até para as adversidades também há lugar para o agradecimento? Por pior que seja, uma parcela do que aconteceu pode contribuir para nosso amadurecimento e crescimento interior. Se você não consegue ver isso tão claramente agora, pense em cada sensação que seu corpo recebe agora. O ar que respira, a roupa quentinha que cobre seu corpo, a água que você toma… Parece uma viagem sem fim, mas tudo isso está trabalhando para você existir.

Agradecer é mais do que simplesmente mostrar sua gratidão em palavras, seja para o universo, para uma força maior ou até mesmo para cada pessoa que passa pelo seu cotidiano. Mentalize e sinta a gratidão de uma forma autêntica, vivenciando cada parte dela. A ideia é fazer do agradecimento uma parte de você, como se fosse um hábito, assim como outros tão naturais que participam do nosso dia-a-dia. Arrumar a cama, trocar de roupa, tomar banho, alimentar-se, estudar ou trabalhar. Inclua o agradecer ao final de cada tarefa que você, ainda bem, pode desempenhar para formar cada pedacinho da sua vida e todo seu modo de enxergar as coisas será mais doce.

E é claro que não estamos falando de nos despir de vontades. Você vai continuar almejando o que sempre almejou, mas de uma forma interiorizada. Se você se sente grata por tudo que tem e vivencia no momento presente, seja qual for o destino do seu futuro, será uma grande surpresa positiva pra você.

O estopim de tanto agradecimento, no fundo, visará o nosso bem estar. Mas ao tornar esse costume algo recorrente, você apenas agradecerá, sem mentalizar nada em troca. Se analisarmos tudo que está implícito nisso, veremos que se nos sentirmos gratos a tudo que temos, teremos muito. E não é ótimo poder se sentir donos do mundo, contentes com cada experiência que vivemos, por menor que elas sejam? Não se trata de ser uma pessoa conformada, e, sim, grata ao que a mágica da vida coloca em seu caminho.