você está lendo Dicas para espantar o sono na hora do estudo

espantar-o-sono-para-estudar

Você tem uma prova no dia seguinte e ainda nem pegou nos cadernos. O pior de tudo? É aquela matéria que você não vai muito bem e que você não teve muito tempo para treinar os exercícios nos últimos dias. O que você pensa? Vou estudar logo depois do almoço! Ideia genial, né? Só que não. Você com certeza já sentiu o sono tomando conta de você bem nesse momento que você mais precisa estar acordada e isso acontece porque essa sensação se torna ainda mais intensa após refeições. Pois é! Quer outras dicas para se manter acordada na hora de estudar? Então é só ler esse post.

  • Coma algo!

Ué! – Você vai pensar. Acabei de falar que após as refeições a sensação de sono é maior, mas isso acontece no caso de refeições pesadas. Como solucionar isso? Comendo comidas mais leves. Nada de bater um pratão de macarronada com almôndegas ou uma feijoada caprichada e correr para os livros porque o sono é certeiro! Outra dica legal é mastigar chiclete, gelo (olha só que útil, a temperatura baixa ajuda bastante!) ou experimentar colocar uma bala de menta na boca.

  • Faça movimentos!

Tá quase babando em cima das apostilas, né? Então levante já dessa cadeira e dance. Pois é! Coloque uma música animada e fique o tempo de duração dela dançando ou fazendo alguma atividade física como polichinelos. Eu sei que quando estamos sonolentos é difícil arrumar animação para tanto. Mas obrigue-se a levantar e se remexer como se não houvesse o amanhã. Pode até colocar um cronômetro no celular marcando uns cinco minutos e terminar quando o alarme tocar. Vai dar certo!

  • Jogue água fresca no rosto.

Essa é velha, né? Mas fica calma que não é para tomar um banho na pia do banheiro, não! Se a água estiver bem geladinha ela pode te ajudar bastante a despertar e também a distrair o cérebro. Você tá começando a sentir o sono chegando devagarzinho e não sabe mais nem o que é história e o que é geografia? Dá-lhe água no rosto!

  • Fique menos confortável.

É claro que para o estudo fluir temos que estar sentados, relaxando alguns músculos. Mas não dá para se exagerar e criar um ninho em uma poltrona, colocar várias blusas de frio ou fazer algum outro jeito que te deixa quentinha e ops… Quase dormi aqui! Por isso, tire o casaco, sente em uma cadeira normal com a postura correta e pronto. Estudar na cama? Nem pensar. Eu sei que é irresistível e você tem plena noção de que não vai deitar, mas é melhor fugir. Em certas ocasiões é até melhor ficar longe do quarto, viu?

  • Leia em voz alta.

Se você tiver um irmão ou irmã que esteja disposto a ouvir uma explicação da matéria (mesmo que você não saiba explicar ainda, você vai lendo e tentando) é melhor ainda. Essa prática pode te ajudar a entender melhor o que está lendo e deixa o ato de estudar mais dinâmico. Sem contar que os riscos de você se distrair com outra coisa e pensamentos diversos passarem pela sua cabeça se tornam muito menores e o sono pode acabar indo embora de verdade.

Também vale a pena lembrar que é bom estudar sempre em ambientes bem iluminados e um cafezinho pode ajudar bastante. Só não se torne dependente dele, tá? Bebidas energéticas podem causar dependência e assim numa próxima vez vai ficar super difícil se manter acordada sem ele. E se você tentou todos os itens acima e não conseguiu afastar o sono de jeito nenhum, tente tirar um cochilo de somente vinte minutos. É o suficiente para você fazer uma pausa e se revigorar. Tem mais alguma dica para se manter longe do mundo dos sonhos no momento de estudo? Então conta pra gente nos comentários!