você está lendo A melhor forma de lidar com mudanças

lidando-com-mudanças

Tá passando por um momento em que tudo na sua vida parece dar um giro? As coisas sempre foram de uma forma e agora, do nada, você se vê prestes a ter uma rotina completamente diferente da que você levava anteriormente? Assusta, né? Mas não vamos entrar em pânico. Fizemos uma listinha de atitudes que você pode começar a ter hoje mesmo para lidar com essa mudança de um jeito muito mais tranquilo que reverta em um resultado positivo pra você lá na frente. Olha só!

  • Aceite-as

Não adianta relutar. Se você já tentou outras formas para essa mudança não acontecer e inevitavelmente ela está se desenrolando, é melhor seguir o fluxo e deixar as coisas ocorrerem como tem que ser. A aceitação é o primeiro passo e depois que você entende que é esse o caminho que você deve seguir, as coisas ficam muito menos complicadas. Você tem que ter a plena consciência do que está acontecendo e procurar a lidar da melhor forma que puder. Se negar a ver o que está a sua frente não irá ajudar nada e provavelmente irá transformar o processo em algo muito mais demorado e sofrido.

  • Acostume-se

Depois de aceitar o que está acontecendo basta se acostumar com essa nova realidade. Tá se mudando para uma nova cidade? Comece a ver as coisas sob a perspectiva dos habitantes dela, procure os lugares mais legais, tente fazer novas amizades. Mudou de escola? Procure se adaptar a rotina e horários desse novo colégio e não hesite em mostrar quem você é de verdade para os diferentes grupos até achar aqueles que irão fazer parte do seu dia a dia. Não mude quem você é, somente adapte-se a essa nova realidade da melhor forma possível.

  • Encare como uma nova oportunidade

Desses limões pode sair uma limonada muito boa. E o melhor de tudo? Limonada Suíça, aquela que ainda vem com leite condensado. Mudanças podem acabar se mostrando necessárias para mudar tudo para melhor. Até quando é uma situação difícil, dá para encontrar pontos positivos em meio a isso e buscar uma saída que te leve de encontro ao futuro que você sempre sonhou. Se você está conhecendo pessoas novas, pode aproveitar a companhia delas para aprender muito com o jeito com que levam a vida. Se você está saindo de um emprego, pode finalmente ir em busca daquele outro que você sempre sonhou. Se você acabou de terminar um relacionamento, pode usufruir do tempo livre que vai surgir para cuidar mais de você, se aplicar melhor aos estudos e também dar um tempo com mais qualidade às suas amizades.

  • Organize-se

Sua rotina não será a mesma. Suas obrigações poderão mudar e suas prioridades poderão ser outras nesse novo momento da sua vida. Levar as coisas da mesma forma com que você levava antes provavelmente não irá dar muito certo. Tente se adequar a sua nova realidade montando um cronograma das coisas que precisa fazer durante o dia. Coloque alarmes no celular, alimente-se de uma forma mais regrada e tente seguir à risca isso tudo que planejar. Aos poucos, a nova rotina irá começar a fazer parte de você e tudo irá acontecer de uma maneira muito mais natural.

  • Pesquise sobre situações similares

Busque por histórias de pessoas que já passaram pela situação que você está lidando no momento e inspire-se nos casos de sucesso para ficar ainda mais motivada com o que está por vir. Você não precisa seguir exatamente o que essas pessoas fizeram e copiar todos os detalhes, apenas se fazer entender que as possibilidades de acontecimentos bem sucedidos podem acontecer e sua mudança pode trazer coisas muito boas pela frente!

Tá vendo só? Mesmo que seja uma mudança inesperada, não é o fim do mundo. Temos certeza que com paciência, força de vontade e um pouquinho disso tudo que falamos, você vai se dar muito bem. Gostou das dicas que nós demos? Conta pra gente nos comentários e aproveita para contar pra gente se já passou por alguma situação do tipo. Quem sabe você não acaba inspirando mais alguém e ajudando outra pessoa que está numa posição parecida?