você está lendo 10 documentários para assistir no YouTube

documentarios-legais-interessantes-youtube

Te deu vontade de assistir algo diferente? Que tal ver algo que não é um filme tradicional, com um enredo fictício e personagens feitos por atores conhecidos? Selecionamos dez documentários que estão no YouTube para você assistir e refletir acerca de cada um deles. Eles falam sobre assuntos completamente diferentes um do outro e alguns chegam até a serem bastante antagônicos. Mas isso é bom, né? Como não existe uma verdade absoluta, aposto que depois de assistir todos você vai ter uma opinião mais crítica e chegar num ponto de vista só seu. Quer ver só? Então dá o play!

  • Mulheres Invisíveis

Documentário que expõe a enorme diferença de reconhecimento entre o trabalho do homem e da mulher. O desmerecimento do trabalho doméstico, por apenas não ter cifra no sistema capitalista, a diferença salarial entre os sexos desempenhando a mesma função, a dupla jornada de trabalho das mulheres mostram como ainda a sociedade brasileira ainda está longe de ser igualitária.

  • O Jeito Google de Trabalhar

Quem não conhece o Google, né? Uma das maiores empresas do mundo e que com certeza é presente na maioria das coisas que você faz no seu dia a dia. Em “O Jeito Google de Trabalhar” você conhecerá a história do Google neste documentário fantástico e cheio de detalhes. O desejo do Google? É organizar toda a informação dele mesmo. Descubra como o Google se tornou uma das maiores empresas do mundo em poucos anos após sua fundação.

  • A Era do Videogame

Este documentário fala sobre o advento da Internet e foca principalmente nos controversos “MMOs” (Massively Online Multiplayer), jogos que trazem de forma bem forte o conceito de trabalho e recompensa. E, mesmo falando do assunto de forma positiva, é citado o caso de uma mãe que criou um grupo “Jogadores Online Anônimos”, para pessoas que se consideram viciadas nesse gênero de jogo. É mostrada a questão da monetização dos jogos: itens virtuais sendo vendidos e comprados com dinheiro real.

  • As Emoções Humanas: Repensando a Felicidade

Passamos por várias coisas em nossas vidas e mesmo assim continuamos firmes e fortes, não é? Toda emoção tem um papel diferente na nossa vida. As Emoções Humanas é uma série com três capítulos. Neste, “Repensando a Felicidade” somos apresentados a pessoas que procuram pela felicidade e também aos cientistas e médicos que os ajudam a encontrá-la.

  • O Riso dos Outros

Existem limites para o humor? O que é o humor politicamente incorreto? Uma piada tem o poder de ofender? São essas questões que o “O Riso dos Outros” discute a partir de entrevistas com personalidades como os humoristas Danilo Gentili e Rafinha Bastos, a cartunista Laerte e o deputado federal Jean Wyllys, entre outros. O documentário mergulha no mundo do Stand Up Comedy para discutir esse limite tênue entre a comédia e a ofensa, entre o legal e aquilo que gera intermináveis discussões judiciais. O filme foi dirigido por Pedro Arantes, diretor de séries de humor como “As Olívias”, do canal Multishow, e “Vida de Estagiário”, da TV Brasil.

  • Criança: A Alma do Negócio

Este documentário mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. Contundente, ousado e real este documentário escancara a perplexidade deste cenário, convidando você a refletir sobre seu papel dentro dele e sobre o futuro da infância.

  • A História das Coisas

Desde a sua extração até à venda, uso e disposição, todas as coisas em nossas vidas afeta comunidades em casa e no exterior, mas a maior parte desta está escondido da vista. The Story of Stuff é um fast-paced olhar cheio de fato 20 minutos, na parte inferior da nossa produção e padrões de consumo. A História das Coisas expõe as conexões entre um enorme número de questões ambientais e sociais, e nos chama juntos para criar um mundo mais sustentável e justo. Ele vai te ensinar algo, ele vai fazer você rir, e ele só pode mudar a maneira como você olha para todas as coisas em sua vida para sempre.

  • Lixo Extraordinário

Lixo Extraordinário mostra a produção de obras de arte com material coletado no aterro do Jardim Gramacho. Ao longo da produção dessas obras, entre 2007 e 2009, transformações se produzem na vida e nas visões de mundo dos sete catadores participantes do projeto. O documentário relata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de material reciclável em um dos maiores aterros controlados do mundo, localizado no Jardim Gramacho, bairro periférico de Duque de Caxias. Vale a pena assistir!

  • Eu Maior

Qual é a beleza da condição humana? Temos a possibilidade de sermos completamente originais e ao mesmo tempo completamente iguais. O que é a vida? “Eu Maior” é um documentário sobre autoconhecimento e busca da felicidade. Foram entrevistados trinta personalidades, incluindo líderes espirituais, intelectuais, artistas e esportistas.

  • Muito Além do Peso

Hoje em dia, um terço das crianças brasileiras está acima do peso. Esta é a primeira geração a apresentar doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares. Este documentário estuda o caso da obesidade infantil principalmente no território nacional, mas também nos outros países no mundo, entrevistando pais, representantes das escolas, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos.

Assuntos diversos e muita coisa que pode te estimular a refletir, conversar com a sua família e amigos. Se você não tem o costume de assistir documentários pode até ser que tenha tido curiosidade de ver pelo menos um desses, vai! E já quem gosta do assunto e já assistiu vários, pode aproveitar e dar a dica de outros documentários bons para assistirmos aqui nos comentários ou até mesmo a opinião sobre os temas debatidos nos vídeos que colocamos aqui!