você está lendo Entre amigas: “Sinto que preciso sair da casa dos meus pais!”

quero-morar-sozinha

Ev, 18 anos – Oi, queria pedir um conselho pra você. Sei que nossas vidas são mega diferentes, mas acho talvez alguma leitora esteja na mesma. Vou tentar ir direto ao ponto porque não quero escrever muito: não aguento mais depender e morar com meus pais. Me sinto ingrata confessando isso, mas é a pura verdade. Eles cuidaram de mim a vida inteira e eu os amo sim, mas a questão é que eu sinto que preciso viver minha vida. Não quero ter que ficar pedindo permissão pra fazer qualquer coisa o tempo todo. No fundo me sinto um peso na casa deles. As coisas estão ficando cada vez mais complicadas porque nós discutimos muito. Principalmente porque eles não aceitam meu namoro e eu preciso ficar mentindo o tempo todo.

Ei, Ev, te entendo tanto que lembrei muito de algumas coisas que eu pensava e escrevia quando ainda morava na casa dos meus pais lá no interior de Minas. É complicado pra caramba seguir as regras de outras pessoas quando estamos tentando criar as nossas. Acho que todo mundo mundo passa por esse conflito. Só que por diferentes circunstâncias às vezes é mais complicado sair. Por exemplo, sempre tive uma relação boa com meus pais, mas às vezes eles não entendiam que eu estava na internet trabalhando e não brincando. O blog me ajudou muito financeiramente. Eu não teria saído de casa se não tivesse juntado a grana que ele me deu durante o ensino médio. Também trabalhei no colégio num projeto/estudo que era remunerado. No geral eu consegui provar para os meus pais que estava realmente decidida a batalhar pelo que queria. Isso fez com que eles confiassem em mim e me dessem mais espaço. 

Queria ter meu próprio dinheiro pra conseguir ser independente e tal, mas passo a tarde toda no cursinho estudando. Não tem como trabalhar assim cara. Já pensei em fugir, mas tenho medo do que pode acontecer comigo. Sei que você conseguiu se virar sozinha desde cedo, então queria um conselho. Uma dica pra pelo menos fazer meus pais confiarem em mim e pararem de tentar controlar cada passo que dou. Eles não são perfeitos, vivem brigando, não sei porque esperam que eu seja. Só queria que essa fase de merda acabasse logo.

Nos filmes fugir de casa parece bem simples: abrir a mochila e colocar um fone de ouvido, um caderno, aquele casaco quentinho, um livro, os biscoitos da despensa e outros itens de sobrevivência. Essa nunca é a melhor solução. Pode até ser que as coisas corram bem no final, mas tenho certeza que você iria sofrer pra caramba e perder boa parte de uma época em que muitas coisas legais acontecem. Fugir dos nossos problemas é comprometer a vontade de viver o futuro. Isso sim é uma droga!

Se eu pudesse te dar um conselho seria o seguinte: faça um plano de vida. Pense em algo que você goste de fazer e crie maneiras de tornar isso remunerável agora. Desenha? Faça freelas na internet. Tira foto? Fotografe books das meninas da sua cidade no final de semana. É boa com contas? Tente estágio em alguma loja. Gosta de criança? Tente achar uma vaga como ajudante na parte da manhã naquelas escolas pra bebês. Sabe inglês? Tenta dar aula particular pra alguém. Enfim, foram só exemplos, mas acho que um bom jeito de começar a mudar as coisas é tentar encontrar algo pequeno e que realmente você consiga colocar em prática agora. Isso não só vai te deixar mais confiante como vai fazer seus pais perceberem que você tá tentando. Não tô dizendo que amanhã você vai já vai ter grana pra alugar um apê sozinha, mas quem sabe dividir com amigas na república? E ó, se não for o que você sempre sonhou, é importante manter uma boa relação com os seus pais pra ter sempre alguém pra contar e um lugar cheio de amor pra ficar se nada der certo. Espero que isso te ajude de alguma forma. Boa sorte aí!

Pra participar dessa tag envie um e-mail para: entreamigas@depoisdosquinze.com