você está lendo Receita: farofa da mamãe

farofa-mais-gostosa-do-mundo

Falta pouquinho para o dia das mães e pra comemorar essa data especial pensei em algo diferente. Por conta do trabalho, dessa vez, estarei longe da dona Luzia, mas descobri um jeito de entrar no clima e compartilhar o amor que nunca faltou nessa época lá em casa: vou ensinar uma receita dela. Não é qualquer uma, tá? É a famosa farofa mineira que eu tanto amo e comento nas redes sociais.

Não sou tão fã de coisas doces. Diz minha mãe que eu puxei isso dela. A verdade é que lá em casa o que realmente faz sucesso na mesa são os pratos salgados e muito bem temperados. Continua não tendo habilidades na cozinha, mas quando sai de casa tentei aprender pelo menos algumas das coisas que mais gosto. O legal é que assim, pelo estômago, mato um pouquinho da saudade dos nossos almoços em família no final de semana.

Toda vez que viajo pra algum lugar no Brasil faço questão de experimentar a farofa dos restaurantes justamente pra verificar se é tão gostosa quanto a da minha mãe. E adivinhem? Nenhuma conseguiu superar. O que ela tem de diferente? Amor. Esse é um dos principais ingredientes que nunca pode faltar. E já que o dia das mães é a data perfeita pra demonstrar sentimentos assim, que tal dar uma folga pra velha e fazer pelo menos um dos itens do almoço? Desafio feito.

INGREDIENTES

3 ovos cozidos
500 gramas de linguiça ou carne à gosto
1 cebola
4 dentes de alho
150 gramas de farinha de milho
150 gramas de farinha de mandioca
1 cenoura ralada e cozida
3 ovos crus

receita-farofacenourareceitasfarinha-de-mandiocaovos-farofa

Colocar meio copo de óleo na panela e acrescentar os quatro dentes de alho amassadinhos até dourar. Acrescentar a cebola e os três ovos crus. Esperar que eles fritem. Adicionar a linguiça ou carne já frita e picada. Misturar. Adicionar a farinha de milho e mandioca. Acrescentar a cenoura ralada e os três ovos cozidos. Mexer bastante em fogo baixo para não queimar o fundo e ganhar a corzinha dourada da farofa.

fritando-alhodeixar-ovos-fritarfritinhaovo-e-farinha

Depois é só servir do jeitinho que você preferir. Gosto muito com feijão, frango assado, couve e salpicão. Tem gente que prefere ainda colocar batata palha, milho, bacon, azeitona e até frutas (eca!). O legal da farofa é que você pode misturar tudo o que mais ama de uma vez só. Sem julgamentos.

farofa-de-vddfarofinha-pronta

Servidos?