você está lendo 7 sinais de que o seu namoro está no caminho certo

relacionamento-indo-mal

Estar com a pessoa certa vai muito além de “ele curte as mesmas bandas que eu”. Há características que são bastante relevantes para o relacionamento fluir bem e é delas que vou falar agora. Claro que não existem fórmulas mágicas ou táticas infalíveis, afinal, estamos falando de relacionamentos, né.

Os 7 sinais que escrevi aqui foram baseados não só em experiência própria como também nos conselhos valiosos que recebi ao longo da minha vida. Espero que possam servir de inspiração para vocês.

1. O respeito é via de mão dupla

Vocês sabem que cada um precisa ter seu espaço e cada um possui seus limites. Afinal, são duas vidas bem diferentes que estão convivendo entre si. Vocês respeitam a opinião do outro, além de suas crenças e paixões. Não é porque você está em um relacionamento que o seu namorado precisa concordar com tudo o que você diz ou gostar das mesmas coisas que você.

2. Vocês confiam um no outro

Você nunca fuçou o Facebook dele e não se importa quando ele sai com os amigos? Isso se chama confiança. Ter confiança é um grande passo para que o relacionamento seja tranquilo e leve, sem tantas cobranças e brigas. Na minha opinião, ciúme não é bom – mesmo que seja só um pouquinho, porque nos faz imaginar coisas que nunca existiram de verdade.

3. Minha avó já dizia: admiração

Eu tenho uma avó que sempre me fala: “para dar certo, é preciso admiração”. Para ela, quando a admiração acaba, o relacionamento também está prestes a acabar. Se pararmos para pensar, até que tem uma certa lógica. Admirar atitudes ou o jeito de ser é uma forma de mostrar que não há competição.

4. Falando em competição…

Competição num relacionamento pode ser bem perigoso. A ideia de que a outra pessoa é um “rival” não faz bem, vai por mim. Vocês dois estão jogando no mesmo time, lembra? Comemorar o sucesso do outro faz parte de um relacionamento saudável. Se as vitórias da outra pessoa parecem ser as suas próprias, vocês estão no caminho certo.

5. Ninguém fica remoendo passado

O que passou, passou. Como minha mãe sempre diz, “é para frente que se olha”, e ela está certíssima. O que vocês dois passaram em antigos namoros ou na vida de solteiro não tem nada a ver com o relacionamento de agora.

6. Existe humildade entre vocês

Quando falo de humildade, não é para se rebaixar ao outro. Isso se chama submissão. Humildade é reconhecer que você disse ou fez algo errado e ter a coragem de admitir. Chegar e pedir desculpas não é um bicho de sete cabeças. Todo mundo erra e esse é um ato necessário para a boa convivência do casal. Vocês ainda estão aprendendo um sobre o outro.

7. Conseguem ver o lado positivo das discussões

Sim, todo casal briga. O que depende é a quantidade de vezes e a intensidade – e ainda, se a discussão fez os dois aprenderem. Brigas bobas, sem motivo e bastante frequentes podem ser um sinal ruim. Mas se vocês discutem e cada vez aprendem mais sobre o outro, talvez seja um bom sinal. Isso mostra que vocês estão empenhados em fazer o namoro dar certo.