você está lendo Uma carta para os meus anos de faculdade

carta-layout

Antes de qualquer coisa, quero pedir desculpas. Quase todos os dias, acordo cedo sem vontade de assistir às aulas. Não é por mal, mas tente me entender. Aula às 7 da manhã é desumano. Eu sei, eu sei. Já estou me formando e nem precisaria começar a reclamar com você. Na verdade, é por isso que estou te escrevendo. Apesar de todos os momentos de raiva que passei, valorizo tudo o que aprendi. Nosso relacionamento de amor e ódio me fez crescer e me deixou preparada para muita coisa que terei de enfrentar daqui pra frente.

Para ser bem sincera, nem acredito que já está acabando. Há alguns anos, eu via todo o percurso que eu ainda teria que seguir e me impressionava “nossa, falta muito”. Hoje, vejo tanta coisa que passou em pouco tempo e até rio das minhas fotos como caloura. Como a gente muda! É igual o término de um namoro longo. Não dá para acreditar que acabou, mas a vida precisa seguir.

Você foi um período muito importante para mim, apesar de não ter te falado isso ainda. Foi durante a minha vida acadêmica que encontrei os meus melhores amigos e criei minhas primeiras inimizades. Foi por sua causa que eu pude fazer meu intercâmbio dos sonhos e conhecer a Europa. Foi através de você que percebi as minhas paixões. Você me ensinou que não posso confiar cegamente nas pessoas, que uma ideia meio maluca pode render a melhor nota da sala e que fazer trabalho sozinha amadurece, mas em grupo amadurece mais ainda.

A primeira vez que fiquei uma noite inteira sem dormir foi por causa de uma prova, lembra? Nunca tinha feito isso na vida e vi que não é lá uma boa ideia, mas valeu a pena. Ah! Consegui perder meu medo de falar em público, muito obrigada! Hoje me sinto muito mais confiante ao dizer o que penso.

Não vai ser fácil te deixar, mas ainda assim estou feliz. O que você me trouxe é muito mais do que o diploma que receberei. A educação que tive durante esses anos, vai além da grade curricular. O conhecimento e o aprendizado que adquiri vão me acompanhar todos os dias da minha futura vida de formada, foram lições valiosas até para a minha formação como ser humano. Percebo como sou sortuda de poder ter toda essa experiência.

Obrigada por tudo, faculdade. Vou sentir muito a sua falta. Assim que a saudade apertar, volto a escrever. E sei que não vai demorar.