você está lendo Sobre pessoas que ainda amam

sabe-amar

Você ainda sorri. É bonito isso: o fato de você ainda sorrir. Afinal, não dá para chorar todos os dias por causa de desamores passados, você me diz. E isso me dói um pouco, porque eu chorei tanto por você. Mas eu também não choro e você deve considerar isso um grande avanço considerando o tanto que eu te amei. Aliás, este é meu tempo verbal: amei. E depois disso resolvi deixar o amor para pessoas insanas. Que nem você.

Você ainda ama. Depois de tudo, depois de todas as vezes, depois de todos os fins. Você ama quem resolver aparecer. Você ama quem der a oportunidade. Você ama as chances de deixar o amor acontecer. Acho que isso é uma das coisas que eu mais admiro em você: você continuar amando mesmo depois do amor ter provado que não presta.

Mas você ainda se entrega. Se joga do precipício sem pensar se alguém vai te salvar lá embaixo. Não pensa que vai acontecer de novo. Que vai quebrar a cara outra vez. Você continua aí, apostando no amor romântico, achando que uma hora encontra a mulher dos seus sonhos ou, então, aquela que aceite dividir os sonhos com você. E eu acho isso bonito.

Quanto a mim, não dá. Pra acreditar no amor de novo, explico. Cansei de buscar o final feliz. O cara certo. O amor ideal. Eu encontrei muitos pedaços de laranja até descobrir que a minha metade é estragada. Eu demorei até aceitar que eu não nasci pra isso.

Mas eu acho lindo que você ama com tudo. E, de longe, fico aqui admirando a sua coragem. Admirando pessoas como você. Que amam, muito, depois de tudo. Que ainda tentam apesar do coração partido, das portas batidas e das conversas não conversadas. Vocês que ainda amam no fundo do polo, no escuro, quando a gente acha que o amor não resolve mais nada.

E, não sei, mas acho que o mundo é um pouco mais bonito por causa de vocês. Por causa de quem não desiste. Por causa de quem se entrega. Quem leva essa coragem enorme no peito para aceitar amar quem ainda nem sabe direito como se ama. E eu olho pra você e penso que o mundo não é um lugar tão ruim assim, querido. Porque eu sei que, em algum lugar, alguém ainda sabe direitinho o significado do que é amar.