você está lendo Como comprar na loja Aliexpress

comprando-site-gringo

A Aliexpress é sem dúvidas uma das lojas mais legais da internet! Depois que você compra uma vez, vicia nos preços baixos e na variedade incrível de produtos disponíveis. São itens de decoração, sapatos, utilidades domésticas, óculos, maquiagens, bijuterias, lenços, cintos, bolsas, carteiras, mochilas, eletrônicos, itens para pets, para festas e tudo o que você conseguir imaginar. Mas pra fazer uma boa compra, é preciso tomar alguns cuidados.

A primeira preocupação que temos ao ver os preços baixos é: o tecido sempre vai ser o que se espera? Nem sempre. Aliás, pode ser que aquela legging dos sonhos seja um pouco fininha e aquele moletom super bonito não te agasalhe devidamente no inverno. Mas, bom, depende da expectativa que você coloca na peça, certo? Algumas vão ser melhores do que outras e as vezes encontramos peças assim também em loja de shopping, sejamos sinceras. Também fique de olho nos tamanhos: quando o produto só tem a opção de free size (ou tamanho único) geralmente é um tamanho pequeno (as orientais são bem pequenas e magrinhas). Desça até o fim da página a procura de medidas reais e veja se vai servir em você. Caso não sirva, procure a mesma peça em outra loja, mas que tenha vários tamanhos (XS, S, M, L e XL). Para entender qual será seu tamanho equivalente, existem várias tabelas aqui que podem te ajudar. Mas tenha em mente: por precaução, dê preferência para um tamanho maior que o seu. Melhor ficar larguinho do que não servir, né?

Para muita gente o fato deles não aceitarem pagamento via Paypal era um problemão, mas recentemente eles atualizaram o sistema e começaram a aceitar boleto bancário. Legal, né? Na hora de concluir sua compra você imprime o papelzinho e vai lá em algum banco ou lotérica pagar até a data de vencimento. A conversão de dólares para reais se dará usando a cotação do dólar turismo vigente na data de emissão do boleto, e apenas o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 0,38% sobre o valor da compra é cobrado. Fique tranquila, continuará saindo barato!

Já o frete, na página do produto ele vem sempre abaixo do preço e na maioria das vezes é Free Shipping (de graça) ou algum valor bem baixo. Opte pelos produtos que são Free, é claro!

Depois de pagar, o site aprovar o pagamento e o produto sair para entrega, vai aparecer o código de rastreio. Se você quiser ir acompanhando seu pedido você deverá pegar e colocar ele em algum site de monitoramento, como Avise já e Muambator, que são boas opções. Não é nada complicado, é só criar a conta gratuitamente em algum deles e colocar o número. Depois é só ir monitorando se algo mudou, ou ficar de olho no seu e-mail, pois enviam notificações quando o status do produto é atualizado.

E quanto à taxa? Se você for taxada, seu código de rastreio vai mudar para algo mais ou menos assim “Em trânsito para RFB – TRIBUTADO” e se você ainda quiser o produto mesmo tendo que pagar a mais, você terá que ir aos Correios e pagar o valor da taxa (60% do valor da compra) para retirá-lo. Sim, essa é a parte chatinha, o risco da compra. Diziam que só era taxado quem comprava produtos acima de 50 dólares, mas, infelizmente, a taxa pode acontecer em qualquer caso. Mesmo sendo um pouco raro de acontecer, esteja precavida!

Se ainda estiver com medo de ser taxada, o número de rastreio não estiver funcionando, ou se tiver alguma outra dúvida a respeito de tamanhos ou cores, mande mensagem para o vendedor. Ele pode tirar suas dúvidas e alguns são bastante atenciosos e bonzinhos.

Demora para chegar? Demora sim! É um exercício de paciência. Em média o prazo vai até uns 30 dias, mas se você ver que está quase terminando a data e o produto ainda não chegou, clique para estender o prazo por mais algum tempo. Pode parecer muito, mas até 4 meses é normal e isso não é culpa do vendedor nem do Aliexpress. Aliás, ainda mais depois que seu pedido sair da China… Lembre-se que quando ele chegar no Brasil ele vai primeiro para a UTI (Unidade de Tratamento Internacional), depois é encaminhado para Curitiba onde ocorre a verificação do pacote e a decisão se ele vai ser taxado ou não, e só então ele vai para a sua cidade.

Veja mais algumas respostas para dúvidas frequentes aqui e fique tranquila. É muito gostoso comprar aquele vestidinho mega fofo por algo em torno de vinte reais, por exemplo. Mesmo que demore, quando chegar vai ser uma surpresa e você certamente vai amar!

como-comprar-aliexpress

A variedade de roupas é incrível! T-shirts, shorts, calças leggings, jeans, jaquetas, moletons, saias, vestidos, blusas, coletes… Tem modelos para todos os gostos e estilos, várias peças fresquinhas que são trendy atualmente e muito mais. Só preste bastante atenção nos tamanhos para comprar sem arrependimentos! Separei peças de cinco lojas que conheço e já comprei, a Furture, FancyqubeShining Star, CharmTop Store e Caroline Fashion Store.

post-bolsas

O Alie é um paraíso de bolsas de couro fake e carteiras também. Você pode encontrar réplicas de bolsas famosas, ou bolsas diferentes, super fofas e de todo estilo: Carteiro, satchel, baú, clutch, hobo… Aproveite também para comprar aquela mochila estampada bonitinha que aparece sempre lá no tumblr. A qualidade delas geralmente é boa, comprei uma de franjas que já carregou cadernos e nunca deu sinais de desgaste, mas nada de forçar a barra com um notebook ou algo tão pesado quanto, né? Pode ser que algumas de materiais menos resistentes não aguentem muita coisa, por isso teste colocar algo para ver se vai dar certo, antes de sair de casa. Tá? Listamos 16 bolsas legais de lojas já conhecidas como Sailing Trading, Nancy Fashion StoreWWB Factory, YI-PLus e Bob Luos.

Vale lembrar que esses mesmos produtos também são facilmente achados em outras lojinhas do Aliexpress por outros preços, as vezes mais caros e as vezes mais baratos. Pesquise bem antes de comprar e boas compras!