você está lendo 5 dicas para quem vai começar a faculdade

dicas-para-faculdade

As férias estão acabando e é hora de começar a pensar nos estudos, não é? Para quem vai inicar uma nova fase e encarar o primeiro ano de faculdade, alguns conselhos são muito úteis logo de cara (confie em mim!). Veja estas dicas e prepare-se para os “melhores anos de sua vida”:

1. Sabe aquela mania que a gente tinha na escola de fazer pesquisas meias-bocas e acabar com trabalhos baseados na Wikipedia? Esquece. Na faculdade, é preciso muito mais cuidado com os trabalhos acadêmicos. Por isso, procure sempre uma bibliografia confiável. Pesquisas no Google Books  e no Google Academics são muito úteis.

2. Reserve uma grana para xerox. Na maior parte das faculdades, você não terá uma lista de material para comprar, como acontecia na escola. E, talvez, você pense: “ok, não gastarei dinheiro com livros”. Mas cuidado! A quantidade de textos que seus professores vão pedir é enorme. Então, deixe um dinheirinho guardado ou pense em alternativas com seus colegas de sala. Acredite: no final do curso, você terá até medo de somar o quanto gastou com míseros textinhos.

3. Faça matérias optativas logo no começo. Dependendo do sistema do seu curso, em algum momento você terá que fazer outras matérias além das obrigatórias da sua grade. E vi muita gente deixando para fazer isso na última hora. Acontece que, no final da faculdade, você já está pensando em estágio, emprego, salário, TCC e acaba não se dedicando tanto às matérias que poderia gostar. Por isso, aproveite o começo do curso e escolha matérias que lhe pareçam interessantes.

4. Não deixe para pensar no TCC no último segundo. Muita gente começa a pensar nisso na hora H e acaba escolhendo um tema por impulso. A melhor coisa é ir pensando no seu trabalho final ao longo do curso, assim, quando chegar a hora de escolher, você terá uma ideia amadurecida e que você realmente curta.

5. Aproveite. Sei que isso pode parecer coisa de gente que já está com saudade da faculdade, mas é uma dica séria. Aproveite o máximo possível. Não somente as festas, baladas, amigos, churrascos e reuniões de classe (isso tudo é beeeem legal também!). Mas aproveite para conhecer gente interessante, participar de debates, sair da bolha de cristal da adolescência, conhecer pessoas diferentes de seu círculo social, ler coisas novas, aprender o máximo com professores bacanas e crescer. Principalmente, crescer. Esta é uma fase em que você pode crescer muito se decidir não passar batido. Então, por favor: aproveite!

Para os leitores que já são formados: que dica vocês adicionariam a essa lista?