você está lendo Entre Amigas: “Não consigo escolher o curso na faculdade!”

entre-amigas-faculdade

Emanoelle, 18 anos, São Paulo/SP – Olá! O blog é muito fofo! Faz um ano que terminei o ensino médio e já no começo do ano entrei de cara na faculdade! Comecei a fazer Administração e desisti do curso, porque não tinha nada a ver comigo. Então, no segundo semestre do ano, mudei para Publicidade e Propaganda. Outro curso que não me identifiquei e desisti. Resolvi parar para pensar e descobri que sou muito uma pessoa muito humana e que não daria certo mesmo na área de negócio. Então comecei a pesquisar sobre cursos na área da saúde e me apaixonei por Psicologia, Nutrição e Biomedicina. Só que não consigo me decidir entre nenhuma das três. Tenho muito medo de escolher um dos cursos e ver que não era aquilo que eu esperava. Tenho receio de me frustrar de novo.

Olá Emanoelle. Obrigada pelo carinho! Bom, acho que é muito natural a gente ter dúvidas do que quer realmente fazer na faculdade, sabe? E quero pedir que não se apavore, porque, ao contrário do que muita gente prega por aí, isso não é uma decisão para o resto de sua vida. Quando quiser, você poderá mudar de área ou curso e finalmente fazer aquilo que você quer naquele momento. Acredito que você já deve ter feito algum teste vocacional, certo? E se você procurasse pessoas do ramo? Estudantes, profissionais, pessoas que também gostam disso. Acredito que eles tem muito à somar na sua decisão e isso pode fazer você se decidir. Escreve o que gosta e o que não gosta em cada curso, ponha na balança. Acredito que pode te ajudar.

Vejo todos os meus amigos fazendo faculdade, todos felizes com o curso que escolheram e só eu que estou indecisa e parada, sem saber o que eu quero para o meu futuro. Tenho muito medo do futuro. Eu sempre fui muito decidida e senhora de mim mesma, mas chegou a faculdade e parece que eu me sinto sozinha. Por mais que todos me ajudem, eu me sinto incapaz! Por favor, você teria algum conselho? Milhões de beijos!

Como disse, faculdade não é uma decisão para a vida inteira. Hoje você pode preferir exatas, mas amanhã pode querer cursar humanas. Isso é normal. E não caia na pressão de se decidir muito rápido, porque essa não é uma decisão que deve ser tomada da noite para o dia, entende? Faça isso com calma. Muito pais e outras pessoas não concordam com isso, mas você tem a vida inteira para cursar a faculdade e cada um tem seu tempo, sua área, sua vontade. É um momento sei e você deve decidir. Sem pressa. Você não está sozinha e não é incapaz. Você só está confusa e essa confusão vai passar. Em breve. Boa sorte viu? Beijos!

Está enfrentando algum conflito? Tem alguma dúvida sobre amizade, amor, família, etc? Então mande um e-mail para entreamigas@depoisdosquinze.com contendo seu nome, sua idade, sua cidade/estado e conte-nos sua história. E lembrem-se: estamos sempre Entre Amigas!