você está lendo Entre Amigas: “Meu namorado não gosta dos meus pais!”

namorado-versus-pai

Ana Paula, 16 anos, RS – Olá meninas! Sou nova por aqui, mas desde que comecei a ler os textos, me identifiquei muito com cada um. Meu problema cresce cada dia mais, por isso resolvi escrever à vocês já que meu namorado me priva até mesmo de falar com minhas amigas – ex-amigas, no caso, já que hoje em dia não tenho mais nenhuma amiga, nem amigo de verdade, porque, devido à obsessão do meu namorado por mim, não posso ter amigos, ir frequentemente a casa de meus pais, ir à academia, etc. Tudo começou em setembro do ano passado quando eu e ele começamos a namorar, e, quatro meses depois, contra a vontade de meus pais, fui morar com ele. Foi meu pior erro. Me afobei demais e hoje sou completamente dependente dele, sem contar que ele me sufoca demais.

Olá, Ana. Tudo bem? Olha, que complicado isso. A gente vira-e-mexe faz as coisas por impulso ou porque aquela é a vontade do momento, sem pensar qual será a do outro dia. Acredito que foi isso que aconteceu. No impulso, no calor do momento, da paixão, você foi morar com seu namorado e bom, parece que se arrependeu. Agora penso que é o momento de você pensar o que deve ser feito em relação a isso, sabe?

Com que direito o seu namorado te proíbe de ter amigas e de ver seus próprios pais? Que amor é esse que te prende, acorrenta e que te impede de viver? É amor? Obsessão? Como é o seu sentimento em relação a isso? Você se sente bem por isso? É clichê e muitas pessoas dizem isso por aí, mas é verdade: cada um tem o amor que acha que merece. Você acha mesmo que é isso que você precisa e merece?

Sinto falta da convivência com os meus pais, com minhas amigas e amigos. Já tentei voltar pra casa dos meus pais, mas ele diz que se for pra namorarmos um na casa do outro ele prefere o término do namoro. Não sei o que faço, sinto que aquele “fogo” que tínhamos antes, hoje é apenas uma fagulha. Eu diversas vezes sinto imensa vontade de terminar tudo e voltar a ter a vida tranquila e livre que eu tinha antes. Mas, meu maior medo é não suportar e não me acostumar novamente com a minha vida de solteira.

Ana, o “fogo” virou “fagulha” porque a paixão acabou e, diferentemente do esperado, parece que aquela paz e aquele conforto agradável que o amor traz, não chegou. Você é nova, MUITA coisa vai acontecer ainda na sua vida e você vai poder escolher uma nova vida e se acostumar com tal. É triste permanecer ao lado de alguém por conforto, permanecer porque acredita que não irá encontrar algo melhor ou diferente. É triste, porque quem ama não prende. Quem ama, não impede o outro de viver porque isso não é amor.

Imagino que você sinta muita falta dos seus pais, da sua vida tranquila e é por isso que eu peço que você pense de coração: o que te faz permanecer ao lado de alguém que te afasta da família, dos amigos, da paz?

Sem contar que a ex-namorada dele vive em cima dele e se eu terminar com ele, sei que eles irão voltar, até porque ela também já morou com ele tempos atrás e sei que vou sofrer muito ao ver eles juntos. Meus pais e meus amigos estão dispostos a tudo pra me ver longe dele. Mas ao mesmo tempo que ele me faz mal, ele me faz tão bem, entende? Não sei se devo terminar tudo ou continuar nesta prisão sem grades na qual me encontro. Espero que você me auxilie a desembaraçar minha vida. Beijos.

Algum autor já disse isso por aí e eu torno a repetir: Um hábito não é uma necessidade. É bem provável que quando você se liberte dessa prisão, como você mesmo define, você se sinta nova para viver e focar em outras coisas. Se ele é mesmo tão afim da ex dele, o que faz com você? Se você tem certeza que ele voltaria a namorar com ela, o que te faz ficar com ele? Cultivar rituais de sofrimento ou um “amor” que não faz sentido, não é o ideal, sabe?

A escolha de ter uma nova vida é só sua e é preciso ousadia para mudar os hábitos e construir tudo outra vez. É hora de focar em outras coisas, se apoiar na sua família, nos seus amigos e viver livre, em paz espiritual e emocionalmente. Porque ninguém nessa vida, Ana, merece viver acorrentado a uma pessoa que te tira o que há de mais gostoso nessa vida: viver com quem a gente ama. Coloque tudo isso na balança e reavalie sua vida, seu relacionamento. Só não fique por dó e muito menos por conforto. Conforto não é amor e você ainda irá conhecer MUITAS outras pessoas que vão te fazer experimentar muitos outros sentimentos.

Não seja sua própria prisão, por favor. Te desejo muita sabedoria e liberdades nos atos para que você se liberte dessa vida limitada. Boa sorte para você e muitos beijos.

E você? Quer contar sua história para a gente? Está enfrentando algum problema ou tem alguma dúvida? Mande um e-mail para entreamigas@depoisdosquinze.com contendo sempre seu nome, idade, cidade/estado. E lembre-se: Estamos sempre entre amigas!