você está lendo Pele oleosa no inverno, bleh!

produtos-pele

Se você acha que é só no verão que a pele com acne precisa de cuidados especiais, você está muitíssimo enganada. Principalmente se o problema for a oleosidade, viu? A chegada do frio tende a piorar ainda mais a situação. A afirmação é da dermatologista do Hospital VITA, de Curitiba (PR), Fabiane Brenner. Segundo a médica, como a pele oleosa pode ressecar nesta época do ano, é preciso ter atenção. A baixa produção de suor causa a concentração de sebo nos poros, facilitando o entupimento e agravando o problema.

Dá para acreditar nisso? Pois eu vivi essa experiência (literalmente) na pele.

Tudo começou em uma viagem que fiz no começo do ano, quando fui para os Estados Unidos pela primeira vez e enfrentei os últimos dias do típico inverno americano (não recomendo ir nessa época do ano, viu?). Logo na primeira semana minha pele já não era mais a mesma. Motivos? Alimentação nada saudável, banhos mega quentes e pouco tempo para passar os cosméticos que eu normalmente uso. Para fechar o combo com chave de ouro eu ainda resolvi cortar franjinha.

Imaginem uma testa lotada de espinhas! Argh!

Voltei e virei a louca dos produtos de tratamento para pele acneica. Eu até já tinha alguns aqui em casa, mas como eles não estavam resolvendo, acabei pedindo sugestões para a galera do twitter e passando na farmácia. Minha pele ainda não voltou totalmente ao normal (preciso melhorar a alimentação e me acostumar com banhos mornos e não quentes), mas como o inverno só começou para gente, eu resolvi fazer esse post dando algumas dicas que recebi por da médica e compartilhando o nome dos produtos que funcionaram para mim.

Limpeza — É importante lavar o rosto três vezes ao dia com um sabonete neutro, ou seja, que tenha o pH próximo ao pH da pele (que gira em torno de 5.4 e 5.6). As loções de limpeza devem ser evitadas, pois geralmente são oleosas. As melhores são as soluções aquosas, que não contêm óleo. Outra boa opção é usar adstringentes para diminuir a oleosidade e produtos anti-acneicos, que diminuem a produção do sebo e controlam a flora bacteriana da pele.

Hidratação — Peles oleosas e acneicas também precisam de hidratação, pois a produção excessiva de sebo não impede a perda de água. Os hidratantes devem ter fórmula não-comedogênica e do tipo oil-free, ou seja, com quantidade mínima ou nenhuma de óleos. Podem ser produtos em forma de gel, gel-creme ou compostos de água e derivados do silicone. Também se recomenda que sejam hipoalergênicos e não perfumados, já que as essências podem piorar a acne.

Proteção — A pele acneica deve ser sempre protegida do sol, pois além de prevenir o câncer de pele e o fotoenvelhecimento, a proteção evita que haja uma hiperpigmentação pós-inflamatória no local das lesões. O filtro solar para a pele com acne deve ter FPS 15, no mínimo, e ser do tipo oil-free. Cremes e produtos oleosos devem ser evitados.

Tratamento — Qualquer indicação de tratamento para acne depende da sua gravidade, mas há alguns casos específicos de tratamento, como uso de isotretinoína ou realização de peeling, para os quais o inverno é a estação mais adequada.

Agora, vamos a minha listinha maravilhosa de produtos:

01. Soft Face Capricho Gel Secativo Antiacne
Arde um pouquinho na hora de aplicar, então gosto de usar antes de dormir.
02. Soft Face Capricho Tônico Adstringente
Refresca e deixa a pele bem sequinha. Uso antes de começar a passar o make.
03. Gel Creme 2 em 1 Anti-Cravos Pure Zone
Costumo usar como máscara e vejo resultado já no dia seguinte. Amo!
04. Effaclar Gel Concentrado Desincrustante da La Roche-Posay
Achei a aplicação complicada (tem que fazer espuma com produto primeiro), mas o resultado vale a pena.
05. Anti-Acne Visage Pure Effect Gel Hidratante
Hidratou bem e não piorou o estado das espinhas. Nada de pele melecada.
06. Creme Esfoliante Facial Peeling de Cristal Active Dermato O boticário
O cheiro é uma delícia e a pele fica incrível no dia seguinte. Meu esfoliante preferido.
07. Gel Secativo Antiacne Lipogel
Não arde e cria uma camada fininha de produto por cima da pele. Uso e deixo por alguns minutos.
08. Neutrogena Deep Clean Sabonete Facial
Cheirinho de laranja gostoso e resultados visíveis. Lavo com ele duas vezes por dia.
09. Demaquilante Bioderma Crealine H2O 
O melhor demaquilante que já usei. Não deixa minha pele brilhando depois da aplicação.
10. Pure Zone Roll On Secativo da L’Oréal
Embalagem prática. Levo sempre em viagens e na bolsa.
11. Esponja que fica na pia só para limpar o rosto
Não machuca e ajuda na esfoliação diária.

Ps: uso tic-tac (ou tiara) e deixo minha franja presa sempre que tô em casa.

Vocês já usaram algum desses? Recomendam outros? Comentem! :D