você está lendo Entre Amigas: “Não sei mais o que fazer com minha timidez!”

problemas-timidez

I., 13 anos – Olá! Vou começar dizendo que adoro este blog e que sou muito fã da Bruna Vieira! O meu problema é o seguinte: minha melhor amiga tem 15 anos e no meio de todos, ela é sempre a espevitada, animadora, etc e eu sou sempre a garota tímida com vergonha de falar e que passa sempre despercebida. Eu queria deixar de ser tímida, porque muitas vezes o que me prende na hora de falar é o medo de errar, e para ela não. Muitas vezes ela é irritante porque fala muito e eu não. Eu fico sem jeito, me sinto muito mal e até hoje eu recuso muitos convites para sair porque tenho medo de não gostarem de mim assim. Por favor, me ajuda.

Olá I., tudo bem? Obrigada pelo carinho. Primeiramente, gostaria de pedir que não “alimente” essa irritação sobre a sua amiga simplesmente porque ela é mais extrovertida que você. Cada pessoa é do jeito que é e isso é muito singular. Ela tem mais facilidades para lidar com as pessoas e isso não faz dela mais irritante ou melhor que você.

Lidar com timidez não é muito fácil e exige muito esforço e força de vontade. Aconselho que não recuse mais os convites. Quem gosta mesmo de você, te aceita exatamente como você é e não é necessário abandonar sua vida social por isso. Se esforce também, sabe? Tente conversar, se enturmar. Peça para sua amiga te apresentar novas pessoas, aumente seu círculos de amizade ou, se ainda não se sentir à vontade, se aproxime ainda mais do seu.

Caso esteja realmente atrapalhando sua vida como um todo, interferindo na escola, no meio familiar e causado sofrimento em excesso, procure ajuda de um psicólogo. Procure seus pais e peça um acompanhamento médico. Tenho certeza que pode ajudar também. Você verá que com pequenas atitudes, você vai mudar isso. Boa sorte e muitos beijos para você!

E você? Quer contar sua história para a gente? Está enfrentando algum problema ou tem alguma dúvida? Mande um e-mail para entreamigas@depoisdosquinze.com.br contendo sempre seu nome, idade, cidade/estado. E lembre-se: Estamos sempre entre amigas!