você está lendo Entre Amigas: “As pessoas preferem minha irmã gêmea!”

irmas-gemeas-problemas

Júlia, 14 anos, São Paulo/SP – Bom, eu meio que tenho dois problemas, tá? Os dois envolvem a minha irmã gêmea. Ela é legal na maioria das vezes e sempre me ajuda em quase tudo que eu peço, mas o problema são as nossas amigas. Como estudamos na mesma escola/sala, temos as mesmas amigas, que são nossas colegas. Também temos algumas amigas em comum que não são da escola. O problema é que parece que elas sempre gostam mais dela, sabe? Sempre que eu estou falando com elas, elas perguntam da minha irmã, sempre. Mas também a minha irmã sabe tudo sobre o que elas gostam, então na hora de conversar, elas sempre se dão melhor, e eu sei das coisas que gosto e pronto.

Olá Júlia, tudo bem? Bom, se acha que suas amigas preferem sua irmã simplesmente porque ela está mais “inteirada” do universo delas, então é uma questão de você se interessar por isso também. Se quer acabar com essa sensação estranha de que sua irmã é a favorita, então se esforce, não para competir, mas sim para criar um laço de amizade maior entre vocês duas e entre as amigas em comum de vocês. Tudo pode ser só uma questão de ponto de vista e você pode mudar essa situação, basta agir.

Eu tenho a impressão que as minhas amigas me acham estranha, sabe? Ano passado, quando éramos colegas, eu não ficava muito com elas, enquanto a minha irmã ficava sempre junto, e acho que é por isso que elas se entendem mais. Eu também sou mais quieta na minha, não falo muito com elas nas redes sociais, mas a minha irmã está sempre lá, conversando com elas, falando sobre o que elas gostam e etc. Mas é que é meu jeito, sabe? Eu gosto muito delas e sei que elas gostam de mim, mas não sei se é tanto quanto gostam da minha irmã.

Júlia, se esse é seu jeitinho, então porque não aceitar? Se sabe que elas gostam de você e que são suas amigas, por que então querer disputar esse “gostar” com a sua irmã? A sensação que fica é que você está querendo competir com sua irmã e isso não é legal. Cada uma tem seu jeito e sua irmã pode ser mais extrovertida nesses aspectos, mas isso não deveria atrapalhar vocês e nem fazer você se sentir menos porque as amigas de vocês gostam mais da sua irmã.

E o meu outro problema é que, como a minha irmã tem muitos amigos (até virtuais!), ela vive me dizendo: “Ah, você não tem amigos, as pessoas te acham muito quieta, você só quer saber de escola, todo mundo comenta”. E as pessoas contam seus segredos pra ela e ela fala: “Você acha que sabe as coisas das pessoas, mas você não sabe de muita coisa”. Isso me incomoda muito e eu já chorei muito por causa disso. Será que eu que sou estranha? O que eu faço pra ter as minhas amigas mais perto de mim? Muito obrigada pela chance, espero que me ajudem! Beijos.

Não, você não é estranha. Só é diferente da sua irmã, assim como é diferente da sua prima, amiga, etc. Na real todos nós temos personalidades diferentes e não existe uma melhor ou pior do que a outra. Uma pessoa tímida pode ser tão incrível quanto uma pessoa extrovertida. Aliás, existem vários filmes e séries que falam justamente sobre isso. Que tal passar o feriado assistindo? Enxergar o mesmo problema (ou algum bem parecido) de uma perspectiva diferente pode te ajudar a conseguir entender e superar tudo isso. Recomendamos “As Vantagens de Ser Invisível”, “Juno”, “Um amor para recordar” e “A nova Cinderela”.

Alguém aí tem mais algum conselho pra Ju? Comentem!