você está lendo Entre Amigas: “Terminei o namoro e me sinto sozinha!”

termino-sozinha

P., 15 anos, Maricá/RJ – Eu já tive muitos amigos, amigos de verdade, e minha casa sempre estava cheia, mas agora parece tudo tão vazio. Depois do meu primeiro namorado, eu me fechei um pouco e só mantive amizade com meu melhor amigo. Era horrível, se ele faltava as aulas, eu ficava simplesmente isolada. Mas eu nunca percebi isso até ser tarde demais. Eu e ele começamos a namorar há alguns meses, mas ele trocou de escola, e eu não sei o que faço! Eu só tenho o mínimo de intimidade com uma garota da minha turma. Em uma turma de 50 alunos! É péssimo acordar todos os dias e ter que ir lá, e saber que eu vou ficar sozinha.

Olá P., que bom que resolveu escrever sua história para gente! Primeiramente, pense no que te tornou tão isolada assim. Você é nova, ainda vai conhecer muitas pessoas na sua vida e talvez esse momento seja só isso mesmo: um momento, uma fase. Sabe aqueles trabalhos em grupo? Aquela chance de puxar um papo, comentar sobre um seriado, ir jogar no mesmo time naquela aula chata de educação física? Então. Aproveite as oportunidades. Você está na escola e, acredite, existem várias chances de se fazer amigos.

Estou sofrendo com isso desde fevereiro, mas agora eu tenho me sentido pior. Eu choro quando me lembro de como eu era antes, mas não consigo voltar a ser assim. Eu não tenho paciência com as meninas da minha turma, parece sempre que elas fazem piadas sem graça, sobre coisas sem graça que eu não quero ouvir. Eu não quero ir a festas. Eu não quero ao cinema. A única pessoa com quem eu consigo me socializar é meu namorado/melhor amigo.

Por que não consegue voltar a ser o que era antes? O que te impede? O que mudou? Tudo bem que o tempo passa e a gente amadurece mesmo, mas existe muito mais pessoas além das pessoas da sua sala, da sua escola, sabe? Existem primas, amigas da rua, do inglês (ou de qualquer outra atividade extracurricular).

E pior, eu não só não consigo me socializar como eu me sinto sufocada entre pessoas, como se elas tivessem me dissecando só pra me verem por dentro e depois jogar fora. E eu acabo sendo grossa por me sentir assim, como se tudo e todos tentassem invadir meu espaço. Eu sinto falta de dançar, fazer uma festa do pijama, passar um sábado de molho na piscina. Eu sinto falta de rir. Eu não consigo falar disso com meu namorado. Não aguento mais viver assim.

Você disse que não tem vontade de sair, mas sente falta de dançar. Por quê?  Dê a oportunidade para as pessoas te conhecerem também, sabe? Deixe que elas se aproximem.

Você já deve ter escutado isso por aí, mas eu vou tornar a repetir: de certa forma, é importante que tenhamos amizades além do namorado e além dos amigos dele. Amigas e amigos seus, entende? Amigos que você liga em um sábado só para jogar conversa fora já que não irá se encontrar com seu namorado. Mas, para isso, é necessário que você dê a oportunidade que falta. Pense nas perguntas que eu te fiz e reaja, P. Não é difícil. Beijos e boa sorte.

Está enfrentando algum conflito? Tem alguma dúvida sobre amizade, amor, família, etc? Então mande um e-mail para entreamigas@depoisdosquinze.com contendo seu nome, sua idade, sua cidade/estado e conte-nos sua história. Afinal, estamos sempre Entre Amigas!