você está lendo Entre Amigas: A timidez me atrapalha muito!

timida-triste

F. C., 15 anos, Rio de Janeiro/RJ – Para começar, queria dizer que eu adoro o blog e que estou sempre acompanhando! Então o meu “problema” é o seguinte: Eu sou extremamente tímida. Mas muito tímida mesmo. Ao ponto das pessoas me acharem grossa. Eu tenho uma amiga (praticamente, minha única amiga na sala) que me chamou de monótona, falou que eu era uma pessoa super sem-graça, que não tinha nada de interessante em mim e que a única pessoa com quem eu falava ali era ela. Eu fiquei muito chateada com as palavras que ela disse, porém, era a verdade. Minha mãe já me disse que eu não tenho amigos, que eu sou uma pessoa fechada e um pouco grossa e minha irmã, que apesar de me “apoiar”, tem muito amigos e isso me deixa mais triste.

Olá F. C. Obrigada pelo carinho. Penso que a parte mais difícil você já conseguiu: reconhecer o problema. Timidez nem sempre é um problema, claro, porque algumas pessoas se acostumaram ou preferem ser assim, mas se você está se sentindo excluída e prejudicada de certa forma, então talvez seja hora de reavaliar isso.

Timidez, como muitas outras características, é um mero traço da nossa personalidade. Ela, no fundo, te faz ser quem você é e não, não é impossível mudá-la. Se você mesma acredita que sua mãe e suas amigas foram sinceras, então pense em tudo isso que elas falaram. Pontue as características que são afetadas pela timidez. Se for preciso, escreva! Essa também é uma forma de se organizar para mudar.

Eu não sou grossa, apenas não tenho coragem de falar com as pessoas e, também, eu tenho a auto-estima muito baixa por eu ser gordinha e ter um cabelo crespo que não importa o que eu faça, vive armado. Eu sempre fui uma pessoa assim: Tímida, fechada, com poucos amigos. Mas de um tempo pra cá isso vem me incomodando muito, pois isso me faz perder muitas oportunidades boas. Eu deixo de tentar várias coisas por causa dessa timidez e baixa auto-estima. Eu não quero mudar porque alguém me falou que eu era monótona, eu quero mudar por mim! Eu simplesmente não aguento mais. Por favor me ajudem, pois até em psicólogos eu já pensei em ir. Obrigada!

Começando pela auto-estima, não se apegue ao físico somente, por favor. As pessoas são muito mais do que aparentam exteriormente e, é clichê, eu sei, mas é isso que importa no fundo. Toda mudança, que traz orgulho, que faz a gente se sentir de bem com a vida, deveria vir de dentro para fora.

F.C., o que te faz ser tão fechada? Por que esse medo? Onde está  problema? Por que mudá-lo? Como mudá-lo? Eu sei que são muitas perguntas, mas elas te ajudaram a enfrentar esse problema. A força deve partir de dentro de você e a vontade de mudar também. Depois da vontade ainda tem as atitudes que devem ser suas, respeitando o seu limite sem fazer com que você deixe de ser quem você, entende?

Pense em tudo isso e se for preciso, procure ajuda médica. Não é ruim e pode te ajudar muito. Procure apoio na sua família  e procure se sentir bem, viu? Boa sorte e muitos beijos para você!

E você? Quer contar sua história para gente? Envie um e-mail para entreamigas@depoisdosquinze.com contendo nome, idade e cidade/estado. E lembre-se sempre: Estamos entre amigas!