você está lendo Entre Amigas: Minha mãe age como uma adolescente!

mae-adolescente

Lari, 15 anos, Joinville/SC – Olá, primeiro parabéns pelo trabalho de vocês. O blog fica cada dia melhor! Então, meus pais se separaram em 2012 e o que quero falar, é sobre minha mãe depois disso tudo. Depois da separação ela começou a querer aproveitar essa nova vida de solteira. Até aí tudo bem, não tenho nada contra isso, aliás, ela merece ser feliz. O problema é que ela está achando que é adolescente e esquece que é mais velha e que tem duas filhas. Algumas vezes eu e minha irmã a levamos pra sair com a gente e os nossos amigos e então ela começa a beber algumas cervejinhas a mais, começa a agir como uma pessoa de 20 anos por aí.

Olá Lari, tudo bem? A mãe de vocês está enfrentando uma nova fase e provavelmente está curtindo e vivendo o que ela talvez ainda não tenha vivido. Como a separação é recente, me arrisco a dizer que é só uma fase, sabe? Ela quer aproveitar, quer curtir a nova vida e é aceitável que uma vez ou outra ela passe dos limites (para vocês), mas talvez seja só uma situação de agora. Amanhã ela pode mudar de idéia quanto a isso ou vocês podem se acostumar com esse novo momento da mãe de vocês.

Usa gírias, fala coisas que ela deveria falar quando está com os amigos DELA e não com as filhas, muda totalmente, fala palavrão e eu e minha irmã não gostamos de vê-la dançando música eletrônica e outros tipos de músicas, ainda mais bêbada. Nós pensamos assim: ela quer ficar bêbada/dançar/falar besteiras/agir de outra forma? Ok, pode fazer isso, porém que faça quando estiver com os amigos dela, quando ela saí com as amigas dela, e não com suas filhas. Já tentamos conversar com ela sobre isso, só que minha mãe é pior que uma criança pra entender. Não aguento mais essas situações, além de eu ver ela nesses estados fico péssima e não me divirto nada.

Conversar, de fato, nunca é demais. Mas você e sua irmã já pararam para pensar que vocês podem ser as amigas dela? Que é com vocês que ela quer dividir esses momentos de diversão? Talvez seja isso. Ela quer se divertir muito, mas com vocês também. Isso só prova o quanto a separação mexeu com ela e pode ter feito ela se aproximar ainda mais e dividir esses momentos “jovens” e divertidos com as pessoas mais importantes na vida dela.

Caso esteja demais, insista na conversa mais um pouco, mas tentando entendê-la também. Só perceba que ela quer curtir a vida, aproveitar o momento. Tentem entender um pouco o lado da mãe de vocês também. Questione. Pergunte o que ela gosta, o que ela não gosta, sugira programas legais e sejam amigas dela também. Quando entenderem que vocês poder dar muito certo se divertindo juntas, tenho certeza que essa situação irá mudar. Boa sorte e muitos beijos!

Está enfrentando algum conflito? Tem alguma dúvida sobre amizade, amor, família, etc? Então mande um e-mail para entreamigas@depoisdosquinze.com contendo seu nome, sua idade, sua cidade/estado e conte-nos sua história. Afinal, estamos sempre Entre Amigas!